08 de janeiro, 2021 NOTA OFICIAL

Por: Assessoria de Imprensa

A OAB do Rio Grande do Norte sempre esteve e está extremamente vigilante e atuante em relação aos limites de atuação da advocacia e não abre mão do seu dever de fiscalização do exercício profissional em sua integralidade, de modo que não apoia qualquer desvio ou extrapolação de limites éticos no exercício profissional.

Por outro lado, também não apoia e ao contrário, repudia, qualquer tentativa de violação de prerrogativa profissional, assim como de exposição caluniosa de qualquer advogado ou advogada.

Sobre o caso específico, tem-se a informação de que se trata de vídeo gravado no ínicio do ano passado, tendo sido apurado pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Norte que o advogado em questão havia formulado reclamação disciplinar, na véspera da publicização do material, ao Comando da Polícia Militar contra alguns policiais, em decorrência de possível realização de operação de invasão de domicílio, sem o necessário mandado judicial. A denuncia formulada pelo profissional advogado apontou eventual abuso de poder por agentes públicos de segurança.

O lançamento do vídeo nas redes sociais pode ser um indicativo de represália em razão da denúncia formulada.

A OAB terá todo cuidado de examinar, acompanhar e aprofundar as investigações acerca do ocorrido, pois não coaduna com abusos de autoridade, nem qualquer tentativa de represalia midiática com o intuito de inibir a atuação profissional.

Tão logo se tenha a certeza das informações a Seccional Potiguar adotará todas as providências e medidas legais cabíveis à responsabilização justa e eficaz dos envolvidos.

Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte