O INSS DIGITAL (novorequerimento.inss.gov.br) é uma plataforma online do INSS que garante acesso aos processos administrativos da autarquia previdenciária via internet.
A plataforma foi criada com o objetivo de facilitar a vida do cidadão de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar até uma agência da Previdência Social.
O INSS Digital estabeleceu parcerias entre a autarquia e diversas organizações representativas, públicas e privadas. Uma delas é a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Norte.
Em março de 2023 o INSS e a OAB/RN assinaram um acordo de cooperação técnica para a implantação do INSS Digital para a advocacia potiguar.
Através desta plataforma, a(o) advogada(o) poderá realizar requerimentos de concessão de benefícios, solicitar serviços, cumprir exigências e gerenciar todos os processos administrativos que estão sob a sua responsabilidade no INSS.
Dentre as vantagens da nova plataforma está a de que o advogado não terá mais que agendar um horário e ir a uma agência. Poderá protocolar requerimentos quando quiser e de onde estiver, através da internet.
Podem ter acesso toda(o)s advogada(o)s inscrita(o)s na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Norte, desde que ativos e adimplentes com o pagamento da anuidade.
Para tanto, a(o)s advogada(o)s potiguar (es) deverão fazer a solicitação do cadastro através do nosso Site, https://sistema.oabrn.org.br/dataged/processos/Formulario_Site_Peticionamento_Eletronico_OAB.asp, preenchendo o formulário eletrônico, com todos os dados profissionais e pessoais. Serão eles: nome completo, endereço, telefone, e-mail, CPF e registro na OAB/RN, preencher e assinar o Termo de Compromisso e Manutenção de Sigilo - TCMS, com certificado digital, acompanhada de duas testemunhas, juntamente com sua carteira da ordem digitalizada. Com isso, os dados serão processados e cadastrados junto ao INSS Digital.
Importante: Em até 5 dias úteis você receberá um e-mail com informações sobre o cadastro e os dados para sua autenticação, e link para redefinição da senha. Se eventualmente o e-mail da Dataprev – Gerenciamento de Identidades link para redefinição de senha não estiver na caixa de entrada, verifique a caixa de spam ou lixo eletrônico do e-mail.
Pronto! Após o recebimento do e-mail sobre o cadastro, você deverá modificar a senha que recebeu e estará efetivamente cadastrado no INSS Digital para fazer os requerimentos!
Para tanto, a(o)s advogada(o)s potiguar (es) deverão fazer a solicitação do cadastro através do nosso site, , preenchendo o formulário eletrônico, com todos os dados profissionais e pessoais. Serão eles: nome completo, endereço, telefone, e-mail, números dos documentos de identidade e registro na OAB/RN, assinar o Termo de Compromisso e Manutenção de Sigilo - TCMS, com certificado digital ou assinatura com reconhecimento de firma, acompanhada de duas testemunhas, juntamente com sua carteira da ordem digitalizada. Com isso, os dados serão processados e cadastrados junto ao INSS Digital.
Importante: Em até 5 dias úteis você receberá um e-mail com informações sobre o cadastrado e os dados para sua autenticação, e link para redefinição da senha. Se eventualmente o e-mail da Dataprev – Gerenciamento de Identidades com a senha provisória não estiver na caixa de entrada, verifique a caixa de spam ou lixo eletrônico do e-mail.
Pronto! Após o recebimento do e-mail sobre o cadastro, você deverá modificar a senha que recebeu e estará efetivamente cadastrado no INSS Digital para fazer os requerimentos!
Desde sua implantação, em 2018, a plataforma INSS DIGITAL vem passando por constantes atualizações, possibilitando, dentre outras coisas, a inclusão de novos serviços disponíveis on-line. Atualmente, a(o) advogada(o) tem acesso, via INSS Digital, aos seguintes requerimentos/serviços da Previdência Social:
Todos esses serviços e requerimentos são realizados à distância, de forma online, não sendo necessário que o(a) advogado(a) compareça a uma agência física do INSS, nem mesmo para entregar documentos, haja vista que o(a) advogado(a) confere fé pública aos documentos anexados ao sistema. Desta forma, o(a) advogado(a) pode requerer benefícios e acessar serviços do INSS, 24 horas por dia, de onde estiver.
a) Acesse o endereço: https://acesso.dataprev.gov.br/clientes/
b) Clique no item "Esqueceu a senha, senha expirada ou primeiro acesso? Recupere sua senha através do email de confirmação".".
c) Preencha o mesmo e-mail do(a) advogado(a) nos dois campos de e-mail Corporativo e e-mail Particular.
d) Após clicar em "Confirmar Envio de Token, o sistema envia uma mensagem para o e-mail informado.
e) Clique no link recebido no e-mail para alterar a senha.
ORIENTAÇÕES SOBRE A CRIAÇÃO DA SENHA
Começar a senha com letra maiúscula, em seguida letra minúscula, depois um caractere especial e finalizar com números.
OBSERVAÇÃO:
A nova senha não deve ser igual às quatro últimas senhas.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400