INSS Digital

O INSS DIGITAL (novorequerimento.inss.gov.br) é uma plataforma online do INSS que garante acesso aos processos administrativos da autarquia previdenciária via internet.

A plataforma foi criada com o objetivo de facilitar a vida do cidadão de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar até uma agência da Previdência Social.

O INSS Digital estabeleceu parcerias entre a autarquia e diversas organizações representativas, públicas e privadas. Uma delas é a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Norte.

Em março de 2023 o INSS e a OAB/RN assinaram um acordo de cooperação técnica para a implantação do INSS Digital para a advocacia potiguar.

Através desta plataforma, a(o) advogada(o) poderá realizar requerimentos de concessão de benefícios, solicitar serviços, cumprir exigências e gerenciar todos os processos administrativos que estão sob a sua responsabilidade no INSS.

Dentre as vantagens da nova plataforma está a de que o advogado não terá mais que agendar um horário e ir a uma agência. Poderá protocolar requerimentos quando quiser e de onde estiver, através da internet.

Podem ter acesso toda(o)s advogada(o)s inscrita(o)s na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Norte, desde que ativos e adimplentes com o pagamento da anuidade.

Para tanto, a(o)s advogada(o)s potiguar (es) deverão fazer a solicitação do cadastro através do nosso Site, https://sistema.oabrn.org.br/dataged/processos/Formulario_Site_Peticionamento_Eletronico_OAB.asp, preenchendo o formulário eletrônico, com todos os dados profissionais e pessoais. Serão eles: nome completo, endereço, telefone, e-mail, CPF e registro na OAB/RN, preencher e assinar o Termo de Compromisso e Manutenção de Sigilo - TCMS, com certificado digital, acompanhada de duas testemunhas, juntamente com sua carteira da ordem digitalizada. Com isso, os dados serão processados e cadastrados junto ao INSS Digital.

Importante: Em até 5 dias úteis você receberá um e-mail com informações sobre o cadastro e os dados para sua autenticação, e link para redefinição da senha. Se eventualmente o e-mail da Dataprev – Gerenciamento de Identidades link para redefinição de senha não estiver na caixa de entrada, verifique a caixa de spam ou lixo eletrônico do e-mail.

Pronto! Após o recebimento do e-mail sobre o cadastro, você deverá modificar a senha que recebeu e estará efetivamente cadastrado no INSS Digital para fazer os requerimentos!

Para tanto, a(o)s advogada(o)s potiguar (es) deverão fazer a solicitação do cadastro através do nosso site, , preenchendo o formulário eletrônico, com todos os dados profissionais e pessoais. Serão eles: nome completo, endereço, telefone, e-mail, números dos documentos de identidade e registro na OAB/RN, assinar o Termo de Compromisso e Manutenção de Sigilo - TCMS, com certificado digital ou assinatura com reconhecimento de firma, acompanhada de duas testemunhas, juntamente com sua carteira da ordem digitalizada. Com isso, os dados serão processados e cadastrados junto ao INSS Digital.

Importante: Em até 5 dias úteis você receberá um e-mail com informações sobre o cadastrado e os dados para sua autenticação, e link para redefinição da senha. Se eventualmente o e-mail da Dataprev – Gerenciamento de Identidades com a senha provisória não estiver na caixa de entrada, verifique a caixa de spam ou lixo eletrônico do e-mail.

Pronto! Após o recebimento do e-mail sobre o cadastro, você deverá modificar a senha que recebeu e estará efetivamente cadastrado no INSS Digital para fazer os requerimentos!

Desde sua implantação, em 2018, a plataforma INSS DIGITAL vem passando por constantes atualizações, possibilitando, dentre outras coisas, a inclusão de novos serviços disponíveis on-line. Atualmente, a(o) advogada(o) tem acesso, via INSS Digital, aos seguintes requerimentos/serviços da Previdência Social:

  • Acordo Internacional – Aposentadoria Por Idade Rural (Atendimento à distância)
  • Acordo Internacional – Aposentadoria Por Idade Urbana (Atendimento à Distância)
  • Acordo Internacional – Aposentadoria Por Tempo De Contribuição (Atendimento à distância)
  • Acordo Internacional – Certificado De Retificação De Deslocamento Temporário (Atendimento à distância)
  • Acordo Internacional – Pensão Por Morte Rural (Atendimento à distância)
  • Acordo Internacional – Pensão Por Morte Urbana (Atendimento à Distância)
  • Acordo Internacional – Revisão (Atendimento à distância)
  • Acordo Internacional – Salário-Maternidade (Atendimento à distância)
  • Acordo Internacional – Solicitar Atualização De Dados Cadastrais E/Ou Bancários (Atendimento à distância)
  • Acordo Internacional – Solicitar Atualização De Dados De Imposto De Renda (Atendimento à distância)
  • Acordo Internacional – Solicitar Benefício Exclusivo Do País Acordante (Atendimento à distância)
  • Acordo Internacional – Solicitar Certificado De Deslocamento Temporário Inicial (Atendimento à distância)
  • Acordo Internacional – Solicitar Certificado De Prorrogação De Deslocamento Temporário (Atendimento à distância)
  • Acordo Internacional – Solicitar Reativação De Benefício (Atendimento à distância)
  • Acordo Internacional – Solicitar Regularização De Pagamentos Em Atraso (Atendimento à distância)
  • Acordo Internacional – Solicitar Transferência De Benefício Para Recebimento Em Banco No Exterior (Atendimento à distância)
  • Acordo Internacional – Solicitar Emissão De Histórico De Seguro (Atendimento à distância)
  • Aeronauta Gestante – Auxílio Por Incapacidade Temporária (Atendimento à distância)
  • Alterar Local ou Forma De Pagamento
  • Aposentadoria Da Pessoa Com Deficiência Por Idade
  • Aposentadoria Da Pessoa Com Deficiência Por Tempo De Contribuição
  • Aposentadoria Por Idade Rural
  • Aposentadoria Por Idade Urbana
  • Aposentadoria Por Tempo De Contribuição
  • Atualizar Dados Do Imposto De Renda Direto Na Fonte (DIRF)
  • Atualizar O Imposto De Renda Para Declaração De Saída Definitiva Do País
  • Atualização De Dados Cadastrais
  • Atualização De Dados Do Benefício
  • Auxílio-Reclusão Rural
  • Auxílio-Reclusão Urbano
  • Benefício Assistencial Ao Idoso
  • Benefício Assistencial Ao Trabalhador Portuário Avulso (Atendimento à distância)
  • Benefício Assistencial À Pessoa Com Deficiência
  • Bloquear/Desbloquear Benefício Para Empréstimo Consignado
  • Cadastrar ou Atualizar Dependentes Para Salário-Família
  • Cadastrar ou Renovar Procuração
  • Cadastrar ou Renovar Representante Legal
  • Cadastrar/Alterar/Excluir Pensão Alimentícia
  • Cancelar Certidão De Tempo De Contribuição
  • Certidão De Tempo De Contribuição
  • Cópia De Processo - Entidade Conveniada;
  • Excluir Procurador/Representante Legal
  • Pecúlio (Atendimento A Distância)
  • Pensão Especial – Síndrome Da Talidomida (Atendimento A Distância)
  • Pensão Por Morte Rural
  • Pensão Por Morte Urbana
  • Reativar Benefício
  • Reativar Benefício Assistencial Suspenso Por Inclusão no Mercado De Trabalho
  • Recurso Especial (2ª Instância)/Alteração De Acórdão)
  • Recurso Ordinário (1ª Instância)
  • Renovar Declaração De Cárcere/Reclusão
  • Revisão - Entidade Conveniada
  • Revisão De Certidão De Tempo De Contribuição
  • Requerimento De Antecipação De Pagamento De Revisão Do Art. 29 (Atendimento à Distância)
  • Requerimento Para Entrega De Microficha (Atendimento à distância)
  • Salário-Maternidade Rural
  • Salário-Maternidade Urbano
  • Solicitação De Acréscimo De 25% (Atendimento à distância)
  • Solicitação De Auxílio-Acidente (Atendimento à distância)
  • Solicitação De Isenção De Ir (Atendimento à distância)
  • Solicitar Certidão De Inexistência De Dependentes Habilitados À Pensão Por Morte
  • Solicitar Desistência Do Benefício
  • Solicitar Encerramento Do Benefício Por Óbito
  • Solicitar Exclusão De Mensalidade De Associação Ou Sindicato no Benefício (Atendimento à distância)
  • Solicitar Pagamento De Benefício Não Recebido
  • Solicitar Valor Não Recebido Até A Data Do Óbito Do Beneficiário
  • Suspender O Benefício Assistencial À Pessoa Com Deficiência Para Inclusão no Mercado De Trabalho
  • Validação Facultativo Baixa Renda (Atendimento à distância)

Todos esses serviços e requerimentos são realizados à distância, de forma online, não sendo necessário que o(a) advogado(a) compareça a uma agência física do INSS, nem mesmo para entregar documentos, haja vista que o(a) advogado(a) confere fé pública aos documentos anexados ao sistema. Desta forma, o(a) advogado(a) pode requerer benefícios e acessar serviços do INSS, 24 horas por dia, de onde estiver.

a)  Acesse o endereço: https://acesso.dataprev.gov.br/clientes/

b)  Clique no item "Esqueceu a senha, senha expirada ou primeiro acesso? Recupere sua senha através do email de confirmação".".

c)  Preencha o mesmo e-mail do(a) advogado(a) nos dois campos de e-mail Corporativo e e-mail Particular.

d)  Após clicar em "Confirmar Envio de Token, o sistema envia uma mensagem para o e-mail informado.

e)  Clique no link recebido no e-mail para alterar a senha.

ORIENTAÇÕES SOBRE A CRIAÇÃO DA SENHA
Começar a senha com letra maiúscula, em seguida letra minúscula, depois um caractere especial e finalizar com números.

OBSERVAÇÃO:
A nova senha não deve ser igual às quatro últimas senhas.

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

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