INSS Digital
O QUE É O INSS DIGITAL?
O INSS DIGITAL (novorequerimento.inss.gov.br) é uma plataforma online do INSS que garante acesso aos processos administrativos da autarquia previdenciária via internet.
A plataforma foi criada com o objetivo de facilitar a vida do cidadão de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar até uma agência da Previdência Social.
O INSS Digital estabeleceu parcerias entre a autarquia e diversas organizações representativas, públicas e privadas. Uma delas é a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Norte.
Em março de 2023 o INSS e a OAB/RN assinaram um acordo de cooperação técnica para a implantação do INSS Digital para a advocacia potiguar.
Através desta plataforma, a(o) advogada(o) poderá realizar requerimentos de concessão de benefícios, solicitar serviços, cumprir exigências e gerenciar todos os processos administrativos que estão sob a sua responsabilidade no INSS.
Dentre as vantagens da nova plataforma está a de que o advogado não terá mais que agendar um horário e ir a uma agência. Poderá protocolar requerimentos quando quiser e de onde estiver, através da internet.
QUEM PODE TER ACESSO?
Podem ter acesso toda(o)s advogada(o)s inscrita(o)s na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Norte, desde que ativos e adimplentes com o pagamento da anuidade.
COMO SE CADASTRAR?
Para tanto, a(o)s advogada(o)s potiguar (es) deverão fazer a solicitação do cadastro através do nosso site, https://sistema.oabrn.org.br//dataged/processos/Formulario_Site_Peticionamento_Eletronico_OAB.asp, preenchendo o formulário eletrônico, com todos os dados profissionais e pessoais. Serão eles: nome completo, endereço, telefone, e-mail, números dos documentos de identidade e registro na OAB/RN, assinar o Termo de Compromisso e Manutenção de Sigilo - TCMS, com certificado digital ou assinatura com reconhecimento de firma, acompanhada de duas testemunhas, juntamente com sua carteira da ordem digitalizada. Com isso, os dados serão processados e cadastrados junto ao INSS Digital.
Em até 5 dias úteis você receberá um e-mail com informações sobre o cadastrado e os dados para sua autenticação. Se eventualmente o e-mail da Dataprev – Gerenciamento de Identidades com a senha provisória não estiver na caixa de entrada, verifique a caixa de spam ou lixo eletrônico do e-mail.
Pronto! Após o recebimento do e-mail sobre o cadastro, você deverá modificar a senha que recebeu e estará efetivamente cadastrado no INSS Digital para fazer os requerimentos!
O QUE ESTÁ DISPONÍVEL Á (AO) ADVOGADA(O) NA PLATAFORMA DO INSS DIGITAL?
Desde sua implantação, em 2018, a plataforma INSS DIGITAL vem passando por constantes atualizações, possibilitando, dentre outras coisas, a inclusão de novos serviços disponíveis on-line. Atualmente, a(o) advogada(o) tem acesso, via INSS Digital, aos seguintes requerimentos/serviços da Previdência Social:
- ACORDO INTERNACIONAL – APOSENTADORIA POR IDADE RURAL (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – APOSENTADORIA POR IDADE URBANA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – CERTIFICADO DE RETIFICAÇÃO DE DESLOCAMENTO TEMPORÁRIO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – PENSÃO POR MORTE RURAL (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – PENSÃO POR MORTE URBANA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – REVISÃO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SALÁRIO-MATERNIDADE (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS E/OU BANCÁRIOS (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR ATUALIZAÇÃO DE DADOS DE IMPOSTO DE RENDA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR BENEFÍCIO EXCLUSIVO DO PAÍS ACORDANTE (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR CERTIFICADO DE DESLOCAMENTO TEMPORÁRIO INICIAL (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR CERTIFICADO DE PRORROGAÇÃO DE DESLOCAMENTO TEMPORÁRIO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR REATIVAÇÃO DE BENEFÍCIO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR REGULARIZAÇÃO DE PAGAMENTOS EM ATRASO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR TRANSFERÊNCIA DE BENEFÍCIO PARA RECEBIMENTO EM BANCO NO EXTERIOR (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR EMISSÃO DE HISTÓRICO DE SEGURO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- AERONAUTA GESTANTE – AUXÍLIO POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ALTERAR LOCAL OU FORMA DE PAGAMENTO
- APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA POR IDADE
- APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
- APOSENTADORIA POR IDADE RURAL
- APOSENTADORIA POR IDADE URBANA
- APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
- ATUALIZAR DADOS DO IMPOSTO DE RENDA DIRETO NA FONTE (DIRF)
- ATUALIZAR O IMPOSTO DE RENDA PARA DECLARAÇÃO DE SAÍDA DEFINITIVA DO PAÍS
- ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS
- ATUALIZAÇÃO DE DADOS DO BENEFÍCIO
- AUXÍLIO-RECLUSÃO RURAL
- AUXÍLIO-RECLUSÃO URBANO
- BENEFÍCIO ASSISTENCIAL AO IDOSO
- BENEFÍCIO ASSISTENCIAL AO TRABALHADOR PORTUÁRIO AVULSO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- BENEFÍCIO ASSISTENCIAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA
- BLOQUEAR/DESBLOQUEAR BENEFÍCIO PARA EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
- CADASTRAR OU ATUALIZAR DEPENDENTES PARA SALÁRIO-FAMÍLIA
- CADASTRAR OU RENOVAR PROCURAÇÃO
- CADASTRAR OU RENOVAR REPRESENTANTE LEGAL
- CADASTRAR/ALTERAR/EXCLUIR PENSÃO ALIMENTÍCIA
- CANCELAR CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
- CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
- CÓPIA DE PROCESSO - ENTIDADE CONVENIADA;
- EXCLUIR PROCURADOR/REPRESENTANTE LEGAL
- PECÚLIO (ATENDIMENTO A DISTÂNCIA)
- PENSÃO ESPECIAL – SÍNDROME DA TALIDOMIDA (ATENDIMENTO A DISTÂNCIA)
- PENSÃO POR MORTE RURAL
- PENSÃO POR MORTE URBANA
- REATIVAR BENEFÍCIO
- REATIVAR BENEFÍCIO ASSISTENCIAL SUSPENSO POR INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO
- RECURSO ESPECIAL (2ª INSTÂNCIA)/ALTERAÇÃO DE ACÓRDÃO)
- RECURSO ORDINÁRIO (1ª INSTÂNCIA)
- RENOVAR DECLARAÇÃO DE CÁRCERE/RECLUSÃO
- REVISÃO - ENTIDADE CONVENIADA
- REVISÃO DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
- REQUERIMENTO DE ANTECIPAÇÃO DE PAGAMENTO DE REVISÃO DO ART. 29 (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- REQUERIMENTO PARA ENTREGA DE MICROFICHA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- SALÁRIO-MATERNIDADE RURAL
- SALÁRIO-MATERNIDADE URBANO
- SOLICITAÇÃO DE ACRÉSCIMO DE 25% (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO-ACIDENTE (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE IR (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- SOLICITAR CERTIDÃO DE INEXISTÊNCIA DE DEPENDENTES HABILITADOS À PENSÃO POR MORTE
- SOLICITAR DESISTÊNCIA DO BENEFÍCIO
- SOLICITAR ENCERRAMENTO DO BENEFÍCIO POR ÓBITO
- SOLICITAR EXCLUSÃO DE MENSALIDADE DE ASSOCIAÇÃO OU SINDICATO NO BENEFÍCIO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- SOLICITAR PAGAMENTO DE BENEFÍCIO NÃO RECEBIDO
- SOLICITAR VALOR NÃO RECEBIDO ATÉ A DATA DO ÓBITO DO BENEFICIÁRIO
- SUSPENDER O BENEFÍCIO ASSISTENCIAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA PARA INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO
- VALIDAÇÃO FACULTATIVO BAIXA RENDA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
Todos esses serviços e requerimentos são realizados à distância, de forma online, não sendo necessário que o(a) advogado(a) compareça a uma agência física do INSS, nem mesmo para entregar documentos, haja vista que o(a) advogado(a) confere fé pública aos documentos anexados ao sistema. Desta forma, o(a) advogado(a) pode requerer benefícios e acessar serviços do INSS, 24 horas por dia, de onde estiver.
PERDI A SENHA DE ACESSO AO SISTEMA DE REQUERIMENTO DO INSS DIGITAL, COMO RECUPERÁ-LA?
a) Acesse o endereço: https://correio.dataprev.gov.br/troca-senha/?action=form-change-password
b) Clique no item "Recupere sua senha através do e-mail".
Esta opção permite informar um e-mail externo para que o sistema envie as instruções de troca de senha.
c) Preencha o mesmo e-mail do(a) advogado(a) nos dois campos de e-mail Corporativo e e-mail Particular.
d) Após clicar em "Confirmar Envio de Token, o sistema envia uma mensagem para o e-mail particular informado.
e) Clique no link recebido no e-mail para alterar a senha.
ORIENTAÇÕES SOBRE A CRIAÇÃO DA SENHA
Começar a senha com letra maiúscula, em seguida letra minúscula, depois um caractere especial e finalizar com números.
DOCUMENTOS ÚTEIS