INSS Digital

O QUE É O INSS DIGITAL?

O INSS DIGITAL (novorequerimento.inss.gov.br) é uma plataforma online do INSS que garante acesso aos processos administrativos da autarquia previdenciária via internet.

A plataforma foi criada com o objetivo de facilitar a vida do cidadão de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar até uma agência da Previdência Social.

O INSS Digital estabeleceu parcerias entre a autarquia e diversas organizações representativas, públicas e privadas. Uma delas é a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Norte.

Em março de 2023 o INSS e a OAB/RN assinaram um acordo de cooperação técnica para a implantação do INSS Digital para a advocacia potiguar.

Através desta plataforma, a(o) advogada(o) poderá realizar requerimentos de concessão de benefícios, solicitar serviços, cumprir exigências e gerenciar todos os processos administrativos que estão sob a sua responsabilidade no INSS.

Dentre as vantagens da nova plataforma está a de que o advogado não terá mais que agendar um horário e ir a uma agência. Poderá protocolar requerimentos quando quiser e de onde estiver, através da internet.


QUEM PODE TER ACESSO?

Podem ter acesso toda(o)s advogada(o)s inscrita(o)s na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Norte, desde que ativos e adimplentes com o pagamento da anuidade.


COMO SE CADASTRAR?

Para tanto, a(o)s advogada(o)s potiguar (es) deverão fazer a solicitação do cadastro através do nosso site, https://sistema.oabrn.org.br//dataged/processos/Formulario_Site_Peticionamento_Eletronico_OAB.asp, preenchendo o formulário eletrônico, com todos os dados profissionais e pessoais. Serão eles: nome completo, endereço, telefone, e-mail, números dos documentos de identidade e registro na OAB/RN, assinar o Termo de Compromisso e Manutenção de Sigilo - TCMS, com certificado digital ou assinatura com reconhecimento de firma, acompanhada de duas testemunhas, juntamente com sua carteira da ordem digitalizada. Com isso, os dados serão processados e cadastrados junto ao INSS Digital.

Em até 5 dias úteis você receberá um e-mail com informações sobre o cadastrado e os dados para sua autenticação. Se eventualmente o e-mail da Dataprev – Gerenciamento de Identidades com a senha provisória não estiver na caixa de entrada, verifique a caixa de spam ou lixo eletrônico do e-mail.

Pronto! Após o recebimento do e-mail sobre o cadastro, você deverá modificar a senha que recebeu e estará efetivamente cadastrado no INSS Digital para fazer os requerimentos!


O QUE ESTÁ DISPONÍVEL Á (AO) ADVOGADA(O) NA PLATAFORMA DO INSS DIGITAL?

Desde sua implantação, em 2018, a plataforma INSS DIGITAL vem passando por constantes atualizações, possibilitando, dentre outras coisas, a inclusão de novos serviços disponíveis on-line. Atualmente, a(o) advogada(o) tem acesso, via INSS Digital, aos seguintes requerimentos/serviços da Previdência Social:

  • ACORDO INTERNACIONAL – APOSENTADORIA POR IDADE RURAL (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – APOSENTADORIA POR IDADE URBANA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – CERTIFICADO DE RETIFICAÇÃO DE DESLOCAMENTO TEMPORÁRIO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – PENSÃO POR MORTE RURAL (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – PENSÃO POR MORTE URBANA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – REVISÃO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SALÁRIO-MATERNIDADE (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS E/OU BANCÁRIOS (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR ATUALIZAÇÃO DE DADOS DE IMPOSTO DE RENDA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR BENEFÍCIO EXCLUSIVO DO PAÍS ACORDANTE (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR CERTIFICADO DE DESLOCAMENTO TEMPORÁRIO INICIAL (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR CERTIFICADO DE PRORROGAÇÃO DE DESLOCAMENTO TEMPORÁRIO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR REATIVAÇÃO DE BENEFÍCIO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR REGULARIZAÇÃO DE PAGAMENTOS EM ATRASO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR TRANSFERÊNCIA DE BENEFÍCIO PARA RECEBIMENTO EM BANCO NO EXTERIOR (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR EMISSÃO DE HISTÓRICO DE SEGURO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • AERONAUTA GESTANTE – AUXÍLIO POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ALTERAR LOCAL OU FORMA DE PAGAMENTO
  • APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA POR IDADE
  • APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
  • APOSENTADORIA POR IDADE RURAL
  • APOSENTADORIA POR IDADE URBANA
  • APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
  • ATUALIZAR DADOS DO IMPOSTO DE RENDA DIRETO NA FONTE (DIRF)
  • ATUALIZAR O IMPOSTO DE RENDA PARA DECLARAÇÃO DE SAÍDA DEFINITIVA DO PAÍS
  • ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS
  • ATUALIZAÇÃO DE DADOS DO BENEFÍCIO
  • AUXÍLIO-RECLUSÃO RURAL
  • AUXÍLIO-RECLUSÃO URBANO
  • BENEFÍCIO ASSISTENCIAL AO IDOSO
  • BENEFÍCIO ASSISTENCIAL AO TRABALHADOR PORTUÁRIO AVULSO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • BENEFÍCIO ASSISTENCIAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA
  • BLOQUEAR/DESBLOQUEAR BENEFÍCIO PARA EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
  • CADASTRAR OU ATUALIZAR DEPENDENTES PARA SALÁRIO-FAMÍLIA
  • CADASTRAR OU RENOVAR PROCURAÇÃO
  • CADASTRAR OU RENOVAR REPRESENTANTE LEGAL
  • CADASTRAR/ALTERAR/EXCLUIR PENSÃO ALIMENTÍCIA
  • CANCELAR CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
  • CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
  • CÓPIA DE PROCESSO - ENTIDADE CONVENIADA;
  • EXCLUIR PROCURADOR/REPRESENTANTE LEGAL
  • PECÚLIO (ATENDIMENTO A DISTÂNCIA)
  • PENSÃO ESPECIAL – SÍNDROME DA TALIDOMIDA (ATENDIMENTO A DISTÂNCIA)
  • PENSÃO POR MORTE RURAL
  • PENSÃO POR MORTE URBANA
  • REATIVAR BENEFÍCIO
  • REATIVAR BENEFÍCIO ASSISTENCIAL SUSPENSO POR INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO
  • RECURSO ESPECIAL (2ª INSTÂNCIA)/ALTERAÇÃO DE ACÓRDÃO)
  • RECURSO ORDINÁRIO (1ª INSTÂNCIA)
  • RENOVAR DECLARAÇÃO DE CÁRCERE/RECLUSÃO
  • REVISÃO - ENTIDADE CONVENIADA
  • REVISÃO DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
  • REQUERIMENTO DE ANTECIPAÇÃO DE PAGAMENTO DE REVISÃO DO ART. 29 (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • REQUERIMENTO PARA ENTREGA DE MICROFICHA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • SALÁRIO-MATERNIDADE RURAL
  • SALÁRIO-MATERNIDADE URBANO
  • SOLICITAÇÃO DE ACRÉSCIMO DE 25% (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO-ACIDENTE (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE IR (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • SOLICITAR CERTIDÃO DE INEXISTÊNCIA DE DEPENDENTES HABILITADOS À PENSÃO POR MORTE
  • SOLICITAR DESISTÊNCIA DO BENEFÍCIO
  • SOLICITAR ENCERRAMENTO DO BENEFÍCIO POR ÓBITO
  • SOLICITAR EXCLUSÃO DE MENSALIDADE DE ASSOCIAÇÃO OU SINDICATO NO BENEFÍCIO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • SOLICITAR PAGAMENTO DE BENEFÍCIO NÃO RECEBIDO
  • SOLICITAR VALOR NÃO RECEBIDO ATÉ A DATA DO ÓBITO DO BENEFICIÁRIO
  • SUSPENDER O BENEFÍCIO ASSISTENCIAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA PARA INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO
  • VALIDAÇÃO FACULTATIVO BAIXA RENDA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)

Todos esses serviços e requerimentos são realizados à distância, de forma online, não sendo necessário que o(a) advogado(a) compareça a uma agência física do INSS, nem mesmo para entregar documentos, haja vista que o(a) advogado(a) confere fé pública aos documentos anexados ao sistema. Desta forma, o(a) advogado(a) pode requerer benefícios e acessar serviços do INSS, 24 horas por dia, de onde estiver.


PERDI A SENHA DE ACESSO AO SISTEMA DE REQUERIMENTO DO INSS DIGITAL, COMO RECUPERÁ-LA?

a) Acesse o endereço: https://correio.dataprev.gov.br/troca-senha/?action=form-change-password

b) Clique no item "Recupere sua senha através do e-mail".
Esta opção permite informar um e-mail externo para que o sistema envie as instruções de troca de senha.

c) Preencha o mesmo e-mail do(a) advogado(a) nos dois campos de e-mail Corporativo e e-mail Particular.

d) Após clicar em "Confirmar Envio de Token, o sistema envia uma mensagem para o e-mail particular informado.

e) Clique no link recebido no e-mail para alterar a senha.

ORIENTAÇÕES SOBRE A CRIAÇÃO DA SENHA

Começar a senha com letra maiúscula, em seguida letra minúscula, depois um caractere especial e finalizar com números.


DOCUMENTOS ÚTEIS

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

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