Abertas as inscrições de trabalhos para o Concurso Jurídico Notarial

24/08/2023

Advogados e estudantes de direito de todo o país já podem se inscrever no Concurso Jurídico Notarial. O certame faz parte do Encontro Mundial do Notariado e do 25º Congresso Notarial Brasileiro, realizados entre 6 e 10 de novembro, em Brasília. O Conselho Federal da OAB é um dos realizadores do concurso.

As inscrições e submissões dos trabalhos podem ser feitas pelo site oficial do evento e vão até 4 de outubro. O resultado final e a entrega dos certificados e prêmios acontecerão durante o evento.

O concurso é realizado pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) – , em parceria com o CFOAB e a Academia Notarial Brasileira (ANB). A ideia é premiar trabalhos que apresentem novas propostas de atuação da atividade notarial, contribuindo para a desobstrução da Justiça, segurança jurídica e paz social.

O tema do concurso, "Desjudicialização e a Atividade Notarial", foi inspirado no “Selo Nacional de Desjudicialização, aprovado pelo Conselho Federal da OAB com o objetivo de incentivar que empresas e órgãos públicos utilizem métodos consensuais de soluções de conflitos.

Encontro mundial

Entre 6 e 10 de novembro, Brasília sediará o Encontro Mundial do Notariado e  25º Congresso Notarial Brasileiro, eventos que reunirão tabeliães de notas de todo o país ao lado de profissionais de outros 91 países do mundo que adotam o modelo do notariado latino, o mesmo praticado no Brasil. As inscrições para os eventos que acontecerão no Hotel Royal Tulip estão abertas neste site.