Comitiva da OAB/RN participa da 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada em Curitiba

14/03/2024

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) está participando da 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada, aberta na manhã desta quinta-feira (14) em Curitiba. A Seccional está representada por uma comitiva que inclui membros da diretoria, da Caixa de Assistência aos Advogados (CAARN), presidentes de subseções e integrantes da Comissão da Mulher Advogada.

Na abertura, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Cristiane Damasceno, destacou a importância da representatividade e da ocupação dos espaços pelas mulheres. “Nosso lugar é onde nós quisermos, é onde nós decidirmos. Nós prestigiamos, nesta Conferência, mulheres negras em todos os painéis. Temos mulheres trans, temos colegas com deficiência que nunca tiveram a oportunidade de falar em público em uma Conferência, mulheres do interior e presidentes de subseções, que estão nos painéis. Eu não quero falar, eu quero ouvir vocês, porque esta Conferência é sua, e nós precisamos de todas vocês”, disse.

Durante a solenidade, o presidente do CFOAB, Beto Simonetti, transmitiu a presidência da entidade, durante os próximos dois dias, para a secretária-geral adjunta, Milena Gama.

Ele reiterou, em seu discurso, que é o primeiro presidente da Ordem a implementar uma dinâmica de paridade absoluta de gênero. “Tenho a clareza de que participo de um marco histórico e que, para corrigir os erros do passado, devemos estar atentos o tempo todo para não permitir retrocessos e erros”, disse.

“A vocês, que reconhecem sua força e, assim se descobrindo, transformam espaços, superam desafios e, sobretudo, unem-se na luta pela igualdade, trago uma mensagem clara e poderosa: a OAB são vocês”, complementou.

Segundo a secretária-geral adjunta e presidente interina do CFOAB, Milena Gama, “este é um espaço singular de união, troca de experiências e de fortalecimento da nossa voz no cenário jurídico e social que estamos vivenciando. Esta Conferência, mais uma vez, será um marco da nossa contínua luta por igualdade, justiça e reconhecimento. As lideranças femininas da advocacia são um testemunho vivo de que somos capazes de enfrentar obstáculos e alcançar espaços que nos foram historicamente negados”.

O evento acontece até esta sexta-feira (15) no Teatro Positivo e tem como tema central "Evolução e Protagonismo", com o objetivo de levantar as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea.