José Maria Rodrigues é homenageado na solenidade de entrega de carteira da OAB

05/05/2014

O advogado José Maria Rodrigues Bezerra foi homenageado por sua atuação na advocacia durante a solenidade de entrega de carteiras da OAB, realizada hoje (05) na Seccional Potiguar. Participaram da homenagem o presidente Seccional  Sérgio Freire, os presidentes da comissões de Tecnologia da Informação, Hallrison Dantas, e Seleção e Inscrição, Alex Gurgel, além do conselheiro Carlos Roberto de Araújo.

Com 26 anos de militância na advocacia, José Maria deu as boas-vindas aos novos advogados. Na entrevista a seguir, fala da profissão, da importância da OAB em sua vida e de sua gestão como presidente da OAB/Currais Novos.

 Advocacia

Sempre fui ligado a ciências humanas, meu primeiro vestibular foi para Sociologia. Depois, fiz para Direito porque me identificava com a luta pela liberdade, na época vivíamos o processo de redemocratização do país, e eu via no Direito a liberdade. Formei-me em 21 de janeiro de 1988. Em 01 de agosto comecei a construir o exercício da minha advocacia na cidade de Currais Novos. Em 2002 fui convidado para participar do escritório de Caio Graco Pereira de Paula. Estou há 26 anos atuando na área.

Momentos Marcantes

Cada  momento que defendi pessoas humildes, marcou minha vida profissional. Não esqueço um júri que fiz, em São Paulo, em que um homem de Florânia cometeu um crime passional; mandato de segurança para trazer estudantes da Paraíba para estudar no Rio Grande do Norte, o caso constituiu a base do magistério do município de  Tenente Laurentino. Posso falar aqui que os seis mandatos na OAB também muito me enobrecem: 2 como vice-presidente de Caicó,  um como secretário adjunto da Subseccional, 3 mandatos como Conselheiro Seccional e agora  como primeiro  presidente da OAB/Currais Novos.

OAB

No contexto nacional, a Ordem dos Advogados tem papel importantíssimo na construção do Estado Democrático de Direito. Dentre os vários trabalhos desenvolvidos, no Rio Grande do Norte a Seccional tem defendido as prerrogativas profissionais e participado de grandes discussões na luta pela dignidade do povo. Na semana passada, realizamos um Ato de Desagravo em Assu. Em mês anterior, foi discutido a seca no sertão e manutenção da vida no semiárido, bem como realizada a manifestação  SOS Água, em Currais Novos, cobrando melhorias de abastecimento para a região.

Subseccional de Currais Novos

Em 2013, implantamos o primeiro Centro de Mediação de Conflitos, tivemos parceria com a AMARN para executar agenda comum a fim de melhorar e operacionalizar o atendimento em Santa Cruz. Para este ano, dentre as prioridades, temos como metas oferecer treinamento sobre Processo Judicial eletrônico , cursos telepresenciais  e realizar I Encontro Regional dos Advogados de Santana.

Mensagem para os novos advogados

A carreira que os novos profissionais vão abraçar, seja advocacia ou magistratura, deve ser assumida por vocação. A realização profissional não acontece da noite para o dia. Vem com dedicação e ética.

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar