Mossoró premia criadores de projetos para melhorar a segurança pública

04/04/2014

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Mossoró, vai premiar dois projetos enviados por cidadãos que apresentaram ideias para melhorar a segurança pública. Um deles propõe a criação de um sistema coletivo de monitoramento, onde os próprios moradores auxiliariam as forças de segurança. O outro sugere a ampliação do pavilhão fechado do Complexo Penal Agrícola Doutor Mário Negócio (CPADMN). A ação faz parte da campanha “Segurança pública, responsabilidade de todos”.

A premiação, de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos) para cada, será realizada no dia 10 deste mês. O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) é convidado especial. Ele irá ministrar palestra sobre as políticas públicas que podem ser desenvolvidas em prol da segurança. O evento é aberto ao público e a inscrição é gratuita. A OAB/Mossoró pede apenas que os participantes contribuam, trazendo um quilo de alimento ou produtos de higiene pessoal que serão doados ao Lar da Criança Pobre.

A OAB/Mossoró montou uma comissão especial para analisar os projetos e dois foram escolhidos, a partir dos critérios estipulados pela banca. Na categoria “Segurança Pública”, o escolhido foi Rubens Vieira da Silva, formado em Administração; e no tema “Sistema Prisional”, o projeto selecionado foi dos alunos Ana Karine Alves Freitas, Gilbertson Sena da Silva e Sarah Candice Gurgel Sabino, estudantes do curso de Arquitetura da Universidade Potiguar (UnP) de Mossoró.

A campanha “Segurança pública, responsabilidade de todos” foi lançada em julho do ano passado pela Comissão de Segurança Pública e Trânsito (CTSP) da OAB/Mossoró para conscientizar a população sobre seus deveres para a segurança pública. Segundo o advogado Paulo Cesário Lucena Targino, a intenção foi mostrar que a população também tem suas obrigações, conforme o art. 144 da Constituição Federal (CF) de 1988: “dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.”.

LAR DA CRIANÇA POBRE

O Lar da Criança Pobre fica localizado no bairro Abolição II (zona oeste), em Mossoró. Ele é administrado pela Irmã Ellen, que atua com diversos projetos sociais. São mais de 30 projetos desenvolvidos pela equipe do Lar, que atende milhares de pessoas mensalmente. Todos os alimentos e produtos de higiene que forem arrecadados durante a premiação do projeto “Segurança pública, responsabilidade de todos” serão doados pela Comissão de Assistência à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, que atuará em parceria com a CTSP, ambas da OAB subseção Mossoró.