OAB/Mossoró convoca doadores para ajudar o Hemocentro

15/01/2015

O estoque de bolsas de sangue do Hemocentro de Mossoró está baixo e existe o risco haver paralisação ou redução nas cirurgias e procedimentos. É de lá que vem o sangue utilizado pelos pacientes que precisam de transfusão. Em virtude disto, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, faz um chamado à população para procurar a instituição e fazer sua doação. A OAB/Mossoró é parceira do Hemocentro e por isso tem realizado constantes campanhas para atrair doadores.

De acordo com o Serviço Social do Hemocentro de Mossoró, as festividades de fim e início de ano costumam afastar os doadores e isso coloca em risco a saúde das pessoas que precisam de transfusão, seja porque sofreram algum tipo de acidente ou lesão, ou porque serão submetidas a um procedimento por estar enfermo, como o câncer. A proximidade do período carnavalesco acentua ainda mais a preocupação do Hemocentro, que esta semana iniciou uma campanha de apelo e conscientização.

Por meio dos veículos de comunicação de Mossoró e região, a instituição convocou a população e o chamado tem sido atendido. No entanto, o estoque ainda continua baixo e é preciso a participação de mais voluntários. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 92 milhões de doações são realizadas no mundo anualmente. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS), apenas 1,3% dos brasileiros doa sangue regularmente – demanda nacional é maior.

APTIDÃO

Não basta apenas ser solidário, é preciso estar apto para doar. Os candidatos são submetidos a uma avaliação que verifica se eles têm condições, garantindo a sua integridade física e também a daqueles que irão receber a doação. Entre os vários requisitos, exige-se que o doador esteja em boas condições de saúde; não esteja de jejum; tenha entre 16 e 67 anos; pese mais de 50 quilos; não tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade; não ter feito cirurgia recentemente; entre outros requisitos.

ADVOGADO SOLIDÁRIO

Todos os anos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mossoró realiza a Semana do Advogado, com diversas atividades voltadas aos profissionais da advocacia. Em 2014, a OAB/Mossoró realizou a Semana do Advogado Solidário, com a doação de sangue, que já é realizada anualmente, e outras ações sociais. Na última campanha, a Subseção de Mossoró conseguiu arrecadar 33 bolsas de sangue. A unidade móvel do Hemocentro local ficou instalada na OAB, recebendo os doadores.