OAB/RN conclui primeira fase de restauração de sua sede histórica

08/03/2024

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) deu mais um passo importante para a entrega da reforma e restauração da sede histórica, localizada no bairro de Cidade Alta. A primeira fase da obra, concluída essa semana, foi finalizada após vistoria da construtora, a arquiteta responsável e membros da Seccional

A primeira etapa consistiu na limpeza do prédio, remoção de tapumes, divisórias e forros. Também foi feita uma revisão e reforma da cobertura e telhado da sede, limpeza de jardim e restauro dos forros de madeira original.

”Partimos agora para a segunda etapa, que está aguardando liberação do Iphan, e que consiste em: restauração das esquadrias e revisão da parte estrutural dos pilares contemporâneos e alvenarias internas”, explicou o secretário-geral da OAB/RN, Augusto Maranhão.

A arquiteta responsável pela obra da sede histórica da Seccional, Ilanna Paula Revorêdo, destacou que todo o restauro está sendo acompanhado pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e cada etapa de obra é aprovada pelo órgão para garantir a autenticidade da edificação. Todo o projeto adota os princípios de restauro: mínima intervenção e retrabalhabilidade”, disse a arquiteta.

“Para toda a advocacia do RN esse prédio tem uma simbologia muito forte. Nele foram realizados importantes atos em defesa da Ordem Democrática e em defesa do legítimo exercício da advocacia. Por isso, nós sempre procuramos formas de preservar o prédio. Hoje, conseguimos a capacidade econômica necessária para realizar a reforma do local com recursos próprios da advocacia” afirma o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros.

Localizada na Avenida Câmara Cascudo, no coração do bairro de Cidade Alta em Natal, a antiga sede da Ordem Potiguar resguarda um pedaço da nossa história. Para o advogado Diogo Licurgo, um dos membros do Grupo Executivo de Acompanhamento da Reforma da Sede Histórica, “o prédio tem um importante valor arquitetônico e histórico para nossa cidade e, principalmente, para a advocacia”.

O projeto de restauração da sede histórica da OAB/RN iniciou-se a partir da Portaria N° 236/2022, com a criação do Grupo Executivo de Acompanhamento da Reforma da Sede Histórica. Foram designados os advogados Francisco Assis da Cunha, Augusto Costa Maranhão Valle e Diogo Licurgo Meireles Nunes para compor a respectiva comissão.