OAB/RN participa do 19º Encontro Nacional da Jovem Advocacia em Salvador

02/12/2022

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) participou da 19ª edição do Encontro Nacional da Jovem Advocacia com sua maior delegação da história. O evento, que aconteceu em Salvador, Bahia, começou na quarta-feira (30) e foi encerrado nesta sexta-feira (2), reunindo mais de 3,5 mil jovens advogados e advogadas no Centro de Convenções da capital baiana.

Durante a programação do evento, foram realizadas 16 horas de atividades,  entre palestras, oficinas, workshops, debates, talk shows, uma feira de empreendedorismo Jurídico, entre outras atividades. Foram discutidos temas de interesse da jovem advocacia, como empreendedorismo, remuneração em início de carreira, tendências do mercado, desafios tecnológicos, perspectivas, inovação e gestão.

Na abertura, o presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, pontuou a importância do evento para quem está começando na advocacia. “O início da vida profissional é, sem dúvida, um dos momentos mais difíceis para qualquer um. Sem suporte institucional, os primeiros passos da carreira podem ser desanimadores”, pontuou. Ele exaltou ainda a mudança legal que reduziu o tempo de exercício profissional para que jovens advogados possam votar e serem votados no processo eleitoral da Ordem. Para o presidente, “a inclusão da Jovem Advocacia renovou o Sistema OAB e deu voz à juventude”.

O presidente da Comissão da Advocacia Iniciante da OAB/RN, Eduardo Pacheco, foi um dos palestrantes do evento, falando sobre o papel da jovem advocacia na luta pela efetivação do direito à justiça. Essa foi a primeira vez que a Seccional Potiguar teve um representante entre os palestrantes. Além do presidente da Comissão, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte, Ricardo Lucena, também esteve presente  junto com a delegação potiguar.

Segundo ele, a delegação do RN se fez bastante presente no evento e isso se deve a parceria da gestão da OAB/RN com a jovem advocacia potiguar. "Foi um evento rico e muito proveitoso, com uma grande troca de experiência entre advogados e advogadas de todo o país. A jovem advocacia potiguar sai fortalecida, valorizada e com certeza vamos levar muito do que vimos aqui para o Rio Grande do Norte", disse Eduardo Pacheco.

A delegação potiguar participou do encontro com apoio da OAB/RN, que garantiu a hospedagem em Salvador. O grupo foi formado através de um chamamento nas redes sociais e através dos membros da Comissão de Apoio à Advocacia Iniciante.