OAB/RN recebe IV Colégio de Presidentes de Caixas de Assistência

21/10/2022

Os presidentes das Caixas de Assistências aos Advogados de todo o país se reuniram nesta sexta-feira (21) no plenário da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) para a realização do IV Colégio de Presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados.

Na abertura, Ricardo Lucena, presidente da CAARN e Coordenador do Concad Jovem, deu as boas vindas a todos os participantes do evento. "Como cita Fernando Pessoa: 'o homem é do tamanho do seu sonho'. A realização desse evento é um sonho que estamos tornando realidade, ao passo que estamos sendo anfitriões nesse evento que discute pautas de importância nacional para toda a Advocacia", disse.

Durante todo o dia foram discutidos assuntos relevantes para a advocacia, como ações de saúde que devem começar a ser executadas a partir de novembro, políticas para mulheres, que foram discutidas na reunião do Concad Mulher que aconteceu nesta quinta-feira (20), além do calendário de eventos para 2023.

A reunião também contou com a apresentação do plano de adequação do Sistema de Gestão Documental (SGT), que está sendo implementado gradualmente em todas as seccionais. Paulo Marcondes Brincas, presidente da Coordenação de Tecnologia e Inovação do Conselho Federal da OAB, fez um panorama da implementação, já concluída em 13 Estados. A previsão é que ela seja concluída em 2023.

O evento também foi prestigiado pelo presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, que destacou a alegria da Seccional Potiguar em receber o evento durante as comemorações dos 90 anos de fundação. "É uma honra para nós do Rio Grande do Norte sermos anfitriões nesse evento tão importante, que reúne pessoas que se dedicam todos os dias pela advocacia e as grandes bandeiras que a Ordem assume", afirmou.

"É com grande regozijo para nós do Sistema OAB encontrar os Presidentes das Caixas de Assistência que detém o grande desafio de providenciar benefícios para toda a advocacia. Temos a certeza de que a batalha dos senhores, é, por muitas vezes, árdua, porém seguiremos atuando em conjunto para que possamos fortaleces as Caixas e todo o Sistema OAB", afirmou Beto Simonetti, presidente do CFOAB. Durante o evento, ele recebeu a Medalha Maurício Montanha pela atuação no Conselho Federal.

Além dele, foram homenageados também os advogados Ana Maria Cavalcanti, ex-presidente da CAARN e primeira coordenadora mulher do Concad; Eduardo Uchôa Athayde, presidente da CAADF e coordenador nacional da Concad; e Simone Oyarzabal assessora especial da Concad/FIDA pelos serviços prestado à advocacia. O presidente da OAB/CE, Erinaldo Dantas, também recebeu uma homenagem pela atuação como coordenador do Colégio de Presidentes de Seccionais.

Ao fim, Eduardo Uchôa Athayde, coordenador nacional da Concad, avaliou o encontro como positivo. "Fomos muito bem acolhidos pela advocacia potiguar. Foi tomada uma série de deliberações no que diz respeito à execução de políticas para mulheres, junto à Concad Mulher. Estamos preparando um calendário para o próximo ano, que foi objeto de análise aqui, e vamos trabalhar a comunicação conjunta, a implementação de políticas de saúde de forma unificada nacionalmente", concluiu.