Presidente da OAB/RN participa do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia na Câmara

23/05/2023

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), Aldo Medeiros, participou nesta terça-feira (23) do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia na Câmara dos Deputados. O objetivo da iniciativa é ampliar o debate das pautas de interesse da advocacia no Congresso durante a atual legislatura, que teve início em fevereiro. Entre as linhas de atuação está a defesa do Exame de Ordem para a aferição da qualidade do ensino jurídico no Brasil e, consequentemente, para a preservação da qualidade e dignidade da categoria profissional.

"Todos os parlamentares que aqui estão assumiram o compromisso público de lutar pelas prerrogativas de nossa classe e pela efetividade do Sistema Jurídico. Estou certo de que esta Frente Parlamentar manterá a postura receptiva com a Ordem dos Advogados do Brasil", afirmou o presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, em discurso no lançamento da frente.

O grupo é coordenado pelo deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) e conta com 203 deputados e 17 senadores de diferentes legendas. Para Simonetti, o apoio dos parlamentares à Frente atesta a saúde da democracia no Brasil e reafirma o apoio do Parlamento na participação da OAB em relevantes discussões nacionais.

"Foi um momento histórico para a OAB, de fortalecimento da advocacia, que é fundamental para a garantia do respeito à democracia no Brasil", afirmou Aldo Medeiros. Além dele, a Seccional Potiguar também estava representada pelo presidente da CAARN, Ricardo Lucena, e pelo coordenador de Interiorização, André Medeiros.

Uma frente parlamentar tem caráter suprapartidário e serve para promover debates sobre determinado tema de interesse da sociedade. Para que seja constituída, deve ter o apoio de pelo menos um terço dos integrantes do Poder Legislativo, ou seja, 198 deputados e senadores no caso das frentes mistas.

Com informações da OAB Nacional