Sistema SAJ sai do ar em definitivo dia 5; 1ª etapa do desligamento acontece nesta segunda

25/05/2023

Implantado no ano de 1997, o Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) vai sair do ar em definitivo dia 5 de junho. Primeira ferramenta eletrônica utilizada para o controle processual no Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, o sistema começa a ser interrompido a partir desta segunda-feira (29).

A partir desta data, o sistema continuará disponível apenas para consulta, não permitindo a inserção de dados novos. De acordo com o TJRN, mesmo após a desativação definitiva do SAJ, os processos poderão ser acessados por meio de uma ferramenta de consulta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIC) do TJRN.

“Teremos apenas um sistema acessível, o que facilita o acesso a usuários internos e externos, proporcionando melhores condições à área de TI do Poder Judiciário para a sustentação do Processo Judicial Eletrônico, o que aumenta a segurança e a estabilidade do trabalho e solidifica a evolução tecnológica constante”, frisa o secretário de Tecnologia da Informação do TJRN, Gêranio Gomes.

Como ficará a consulta a processos que tramitavam no SAJ

Com a consulta pública do SAJ desativada, ficará disponível uma outra forma de busca, construída pela equipe da TI do Poder Judiciário. Segundo o diretor do Departamento de Infraestrutura da SETIC, Gilvan Galvão, isso vai permitir que, tanto o advogado, quanto a parte ou o próprio servidor do TJRN possa consultar processos antigos.

Este ambiente virtual desenvolvido conta com uma tela nova e remodelada com, basicamente, as mesmas funcionalidades oferecidas antes. O acesso será feito por meio de links a serem acessados no site do TJ (subdivididos por instâncias judiciais). Gilvan Galvão garante que não há mudança para o acesso do usuário, que utilizará este mesmo caminho e abrirá a nova consulta, que ficará disponível indefinidamente.

A necessidade de se fazer a descontinuidade em duas etapas surge porque a consulta nova, desenvolvida pela SETIC, busca os mesmos dados da base do SAJ que roda hoje. Então, segundo o diretor, era preciso um intervalo de tempo, sem ingresso de informação nova, para se atualizar a base de dados da consulta nova com os dados da base antiga. Tudo isso para evitar defasagem.

A partir de 5 de junho, as consultas deverão ser realizadas pelos painéis nos endereços:

Processos arquivados de todas as comarcas, exceto Natal:
https://lnk.tjrn.jus.br/saj1ginterior

Processos arquivados da Comarca de Natal:
https://lnk.tjrn.jus.br/saj1gnatal

Processos da 2ª instância:
https://lnk.tjrn.jus.br/saj2g

Caso a informação desejada não esteja disponível nesses links, a partir de 5 de junho, o usuário externo poderá buscá-la por meio das seguintes opções:

1º - Acessar o sistema PJe e procurar pelo seu processo.

2º- Caso não encontre, deve-se seguir os procedimentos de solicitação para desarquivamento de autos, previstos na Resolução nº 26-TJRN, de 24 de maio de 2023.

 

Com informações do TJRN

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar