Uma atuação conjunta, proativa e célere são algumas das metas estabelecidas para a estratégia de defesa das prerrogativas da advocacia, definidas nesta segunda-feira (06), entre o presidente nacional da entidade, Claudio Lamachia, o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Roberto Charles de Menezes, o presidente Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Jarbas Vasconcelos e o vice, Cássio Lisandro Telles.
“Precisamos estar cada vez mais próximos da advocacia brasileira, garantindo de maneira intransigente. Temos que mostrar que não teremos uma sociedade livre, justa, igualitária e democrática se as prerrogativas dos advogados não forem respeitadas”, afirmou Lamachia. Dentre as ações estabelecidas estão a realização de Caravanas de Prerrogativas, que tem o objetivo de efetuar a prevenção e o combate à violação das prerrogativas dos advogados de todo o país.
A OAB também trabalha em um aplicativo para celulares para atuar no monitoramento e combate ao desrespeito aos profissionais.
No Rio Grande do Norte, os advogados já contam com uma ferramenta que auxilia na defesa das prerrogativas. O aplicativo AvaliaJus foi desenvolvido para avaliar o atendimento oferecido em secretarias de justiça e delegacias do Estado. Os resultados criam um banco de dados expondo as dificuldades enfrentadas pelos advogados no exercício da advocacia, norteando caminhos para a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte pleitear condições de melhoria junto às instituições jurídicas. (Com informações da Assessoria do Conselho Federal)
CNPJ: 08.451.064/0001-10
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400