A OAB/RN participou do XXII Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA) entre os dias 16 e 18 de outubro, em Maceió. A Seccional Potiguar foi representada por membros da diretoria, conselheiros federais, além de uma delegação de jovens advogados.
Promovido pela OAB Nacional, o evento reforçou o papel ativo da nova geração e a importância da inovação e da diversidade na advocacia. "Minha primeira doação à OAB foi como membro da Comissão da Jovem Advocacia. Depois, fui presidente da comissão no meu estado, o Amazonas. Vinte e três anos depois, continuo aqui, agora como presidente do Conselho Federal. Isso mostra que é possível. Todos nós já estivemos aí", afirmou Beto Simonetti, presidente do Conselheiro Federal.
Na abertura, a advogada potiguar Brenda Oliveira, assassinada em janeiro de 2024 quando acompanhava um cliente, foi homenageada. “Esse caso me marcou profundamente. Não há democracia sem advocacia livre, e não há advocacia livre sem o respeito inegociável às prerrogativas”, afirmou Gabriela Tavares, presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia.
A programação do evento contou com dezenas de painéis e palestras em seis palcos temáticos. O evento discutiu temas como o futuro da advocacia, inovação, prerrogativas, direitos humanos, inteligência artificial no Direito, liderança e gestão jurídica, diversidade, direitos das mulheres, advocacia pública e criminal, entre outros assuntos que conectam experiência e inovação.
O presidente Carlos Kelsen, a vice Bárbara Paloma, o secretário-geral Ricardo Lucena, os conselheiros federais Hortência Monteiro e Marcos Delli, a secretária da Comissão da Mulher Advogada, Cecília Muniz, e a presidente da Comissão da Jovem Advocacia de Macau, Mariana Ferreira, foram palestrantes no encontro.
"Voltamos do ENJA com o espírito renovado com o compromisso institucional de valorização da advocacia iniciante do país. Divergimos no debate, mas nunca no propósito", disse Roberto Matias, presidente da Comissão de Apoio à Advocacia Iniciante da OAB/RN.
Na cerimônia de encerramento, o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Sarmento, destacou que o ENJA vai além de um simples evento. Para ele, é “um espaço em que ideias florescem e a troca de experiências impulsiona o crescimento profissional e pessoal, onde a voz da jovem advocacia ressoa com força e clareza”.
CNPJ: 08.451.064/0001-10
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400