Concad Mulher se reúne no plenário da OAB/RN para debater desafios e perspectivas

20/10/2022

A Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad) Mulher, se reuniu, nessa quinta-feira (20), na Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) para debater assuntos relacionados ao tema "A mulher advogada, inclusão, desafio e perspectivas". Participaram representantes de Caixas de Assistência de todo país, presencial e virtualmente. O presidente Aldo Medeiros e a vice-presidente Lidiana Dias participaram da abertura do encontro, assim como o presidente da Caixa de Assistência do Rio Grande do Norte (CAARN), Ricardo Lucena.

Os trabalhos foram conduzidos pela presidente da Caixa de Assistência de São Paulo (CAASP) e coordenadora do Concad Mulher, Adriana Galvão. As representantes falaram de ações implementadas em cada Seccional de suporte e acolhimento de mulheres e políticas públicas para o grupo.

Em sua apresentação, Adriana Galvão lembrou da importância da aprovação da resolução 5/20, aprovada em 14 de dezembro de 2020, que altera o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia para estabelecer a paridade de gênero  (50%) e política de cotas raciais (30%).

Na reunião, foram apresentados ainda dados estatísticos sobre a participação da mulher na advocacia. Atualmente, são 663 mil mulheres integrando os quadros da Ordem, representando 50,4% do total dos inscritos. Porém, apenas 1% dessas mulheres ocupam espaços de poder.

A vice-presidente da CAARN, Danielle Diniz, que participava da reunião, destacou as ações que beneficiam as advogadas potiguares. "É uma alegria trazer para as advogadas e demais mulheres projetos que possam nos acolher. Aqui na Seccional temos o Espaço Kids para que mulheres possam deixar filhos, atendimento psicológico, esportes, auxílio para mulheres em situação de violência e diversos outros serviços. Uma grande preocupação nossa é proporcionar a mulheres da capital e interior todos os serviços", disse.

O Concad Mulher foi formado em junho deste ano com o objetivo de elaborar projetos e ações específicas de assistência às advogadas, de acordo com as demandas nacionais e pontuais de cada estado. "Tiramos encaminhamentos para colaborarmos com as Caixas que precisam do nosso apoio e continuar nos reunindo de forma híbrida para promover melhorias para as mulheres advogadas", afirmou Adriana Galvão ao fim da reunião.

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar