A OAB/RN recebeu, na última quinta (24) e sexta-feira (25), o I Fórum Nacional da Jovem Advocacia. Durante o evento aconteceu o I Colégio Nacional de Presidentes das Comissões da Advocacia Iniciante e o Simpósio Advocacia 5.0, com debates sobre contratos de honorários, marketing jurídico, oratória e posicionamento de imagem profissional.
No primeiro dia, representantes de 25 seccionais da OAB se reuniram na primeira edição do Colégio Nacional de Presidente das Comissões da Advocacia Iniciante do triênio 2025-2027. Na abertura, o presidente da OAB/RN, Carlos Kelsen, destacou as ações da Seccional Potiguar para valorização e incentivo da jovem advocacia, como o projeto Primeiros Passos, que inclui cursos focados no início da profissão. “Sabemos que não é fácil começar, então qualificamos sobre precificação, gestão, marketing e queremos que o jovem advogado esteja dentro da OAB”, disse.
“Esse é um momento histórico, em que podemos trazer uma pauta rica com debates que podem impactar positivamente a realidade da jovem advocacia. A atualização do Provimentos 205/2021, que trata da Publicidade e Marketing Jurídico, é o ponto chave de todos os nossos debates”, afirmou Gabriela Tavares, presidente da Comissão Nacional da Advocacia Iniciante.
Felipe Sarmento, presidente em exercício do Conselho Federal da OAB, destacou que o estudo sociodemográfico da advocacia brasileira publicado em 2024 mostrou que 33% dos profissionais estão inscritos na Ordem há menos de cinco anos. Segundo ele, a proteção das prerrogativas, a garantia de uma remuneração justa e digna, a qualificação prática dos profissionais e a valorização da advocacia são diretrizes que orientam o trabalho da OAB Nacional.
"Este Colégio tem um papel estratégico: consolidar entendimentos, alinhar agendas e promover soluções conjuntas. O trabalho que começa neste encontro segue para as seccionais e retorna em forma de resultado para fortalecer a política institucional", afirmou Sarmento.
Roberto Matias, presidente da Comissão de Apoio à Advocacia Iniciante da OAB/RN reforçou o papel transformador do evento. “A advocacia iniciante precisa ser vista e ouvida. A política institucional deve ser decisiva para transformar ideias em ação. E é com seriedade, entusiasmo e respeito que seguimos nesse compromisso coletivo”, disse.
OAB/RN anuncia descontos para a jovem advocacia
O presidente Carlos Kelsen assinou a resolução que garante descontos de até 70% no registro de contrato social de sociedades de advogados formadas por jovens advogados. A assinatura aconteceu na sexta-feira durante o Simpósio Advocacia 5.0, que faz parte da programação do I Fórum Nacional da Advocacia Iniciante.
De iniciativa das comissões de Sociedade de Advogados e de Apoio à Advocacia Iniciante, a resolução entrou em vigor segunda-feira (28) e garante os descontos nos cinco primeiros anos de inscrição. O benefício foi aprovado pelo conselho seccional, com relatoria da diretora-tesoureira Marília Almeida. Segundo ela, a medida está em sintonia com os princípios de valorização e incentivo à jovem advocacia, conforme orientações do Provimento n.º 162/2015 do Conselho Federal da OAB.
CNPJ: 08.451.064/0001-10
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400