MARCCO discute hoje razões pelas quais os processos de corrupção geralmente não produzem resultados

21/05/2022

Hoje, 1º de março, às 19h, no auditório de NEPSA/CCSA/UFRN, o Movimento Articulado de Combate à Corrupção - MARCCO dará início ao primeiro encontro, de uma série intitulada “Colóquios sobre a Corrupção”, para debater assuntos afetos à ação criminosa. O evento terá como objetivo principal aprofundar a discussão sobre os principais pontos de entrave verificados na persecução penal, os quais dificultam, quando não inviabilizam, o exercício do poder punitivo do Estado, colocando em xeque a eficiência do Sistema Brasileiro. “Hoje vamos discutir as razões pelas quais os processos de corrupção geralmente não produzem resultados e quais as perspectivas para evitar esta disfunção. Estarão presentes vários protagonistas de processos por corrupção (Operações Higia, Impacto, Sinal Fechado e a do IPEM). Saliento que não haverá "palestra". Os debatedores responderão a perguntas desde o início”, destaca Ricardo Wagner Alcântara, membro do MARCCO.

Para participar do evento foram convidados juristas que atuam diretamente nas diversas esferas de repressão à corrupção, seja no âmbito administrativo ou processual penal.

Confirmaram presenças: MÁRIO AZEVEDO JAMBO – Juiz Federal; RONALDO CHAVES FERNANDES – Procurador da República; SANTIAGO GABRIEL HOUNIE – Delegado de Polícia Federal; MOACIR RODRIGUES DE OLIVEIRA – Chefe da CGU Regional/RN; EMANOEL DAYHAN BEZERRA DE ALMEIDA – Promotor de Justiça; CARLOS THOMPSON COSTA FERNANDES – Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e MARIA ARLETE DUARTE – Diretora do CCSA/UFRN, além dos coordenadores do MARCCO, OHARA COSTA FERNANDES e RICARDO ALCÂNTARA.

SÉRIE: COLÓQUIOS SOBRE A CORRUPÇÃO
"Razões da ineficácia dos processos de corrupção"
Local : Auditório de NEPSA/CCSA/UFRN
Data : 01.03.2012, quinta-feira, às 19h
Público – alvo: Docentes, funcionários, alunos e interessados no tema.
Informações: 32153481/UFRN

Instituições parceiras do MARCCO:

• Associação de Magistrados do RN;
• Associação do Ministério Público do RN;
• Delegacia da Receita Federal do Brasil em Natal;
• Delegacia da Receita Federal do Brasil em Mossoró;
• Delegacia Regional do Trabalho - RN;
• Gerência Regional do Patrimônio da União no RN;
• Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte;
• Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas do Estado do RN;
• Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional RN;
• Polícia Rodoviária Federal no RN;
• Procuradoria da Fazenda Nacional/RN;
• Procuradoria da União no RN;
• Procuradoria Federal no RN;
• Superintendência da Polícia Federal no RN;
• Superintendência da Agência Brasileira de Inteligência no RN;
• Tribunal de Contas da União/Secex-RN;
• Tribunal de Contas do Estado do RN;
• Universidade Federal do Rio Grande do Norte.