OAB Currais Novos sedia Centro de Conciliação e Mediação Permanente do Seridó

06/12/2013

A Subseção da OAB em Currais Novos é a nova sede do Centro Conciliação e Mediação Permanente Seridó. A assinatura do convênio foi realizada nesta quinta-feira (5), na Câmara Municipal de Currais Novos, pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Norte, Justiça Estadual e Ministério Público, com o apoio do Conselho Nacional de Justiça.

O evento contou com a participação de alunos da Escola Municipal Professora Trindade Campelo, que assistiram apresentações culturais do Grupo Caçuá de Mamulengos e do Grupo de Cordel do Pau Quebrado, que falaram sobre a importância da conciliação. Na oportunidade, os alunos executaram os hinos do Brasil e de Currais Novos.

Segundo o juiz de Currais Novos, Marcus Vinícius Pereira Júnior, este centro de conciliação permanente é o primeiro criado no Rio Grande do Norte. “Nosso intuito é dar mais celeridade à justiça e fazer com que a população tenha mais acesso a ela, sem ter que depender de processos que se arrastam durante anos”.

O presidente da Subseção de Currais Novos, José Maria Bezerra, apresentou o número de processos conciliados durante esta semana na sede da OAB Currais Novos. Segundo ele, até a quinta-feira já haviam sido realizadas 256 conciliações.  “Recebi um desafio confiado por Sérgio Freire, no dia da inauguração da Subseção, de tornar as regiões Seridó e Trairí mais cidadãs. Acredito que já demos um passo muito importante. Este é o primeiro presente que, juntamente com o Ministério Público e a magistratura, estamos oferecendo para a população, que é a oportunidade da conciliação”.

O conselheiro do CNJ, ministro Paulo Eduardo Teixeira, falou da importância da conciliação. “Advoguei durante muitos anos e hoje entendo que a melhor forma de se resolver uma questão é através da conciliação. A prática tem me mostrado que esse caminho é bom para todas as partes. A justiça se faz com simplicidade e efetividade. Hoje Currais Novos é prova disso e serve de exemplo para todo o Rio Grande do Norte”.

O presidente da Seccional Potiguar reafirmou que “a OAB, o MP e o TJ estão aqui protagonizando um gesto de cidadania que será exemplo para todo o país”. Já o presidente do TJRN, desembargador Aderson Silvino, elogiou o trabalho dos três poderes, que lutam juntos, “com o foco permanente na preservação dos princípios da Justiça. O presente convênio revela as preocupações do TJ com a modificação dos processos, a celeridade e a realidade que está por vir”.

Também participaram do evento o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados no Rio Grande do Norte, Paulo Coutinho; o conselheiro seccional da OAB, Tarcísio Filho; o juiz auxiliar da presidência do TJRN, Fábio Filgueira; da promotora da Justiça Raíssa Jardim; a presidente da Amarn, Hadja Rayanne Alencar; e autoridades do município.