OAB/RN debate protagonismo e liderança na II Conferência Estadual da Mulher Advogada

29/05/2023

Saúde mental, desenvolvimento pessoal, liderança, violência contra mulher, direitos reprodutivos e marketing jurídico serão alguns dos temas que serão debatidos na II Conferência Estadual da Mulher Advogada. Com o tema "Protagonismo e liderança da Mulher Advogada: integrar, valorizar e fortalecer", o evento acontece nos dias 30 e 31 de maio, na sede da OAB/RN, como parte das comemorações do Dia Estadual da Mulher Advogada.

"Fomos a primeira seccional brasileira a adotar a paridade de gênero em nossas comissões, como forma de garantir a representatividade nas discussões realizadas na OAB/RN. A Conferência será um momento de reforçar esse compromisso, abrindo as nossas portas para temas tão relevantes", afirma o presidente Aldo Medeiros.

Entre as palestrantes confirmadas estão a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB, Cristiane Damasceno, a conselheira federal, Silvia Cerqueira, a advogada e criadora de conteúdo Thassya Prado e a advogada e consultora em gestão jurídica, Isis Fontenele.

"É necessário que as mulheres busquem ocupar os espaços de liderança, por merecimento e representatividade, principalmente àqueles que possam dar lugar à nossa voz. A atuação da mulher advogada tem um papel de destaque no caminho que levará à plenitude de direitos femininos, inclusive podendo encurtar esse caminho, contribuindo de forma brilhante na efetivação do Estado Democrático de Direito", diz Vânia Furtado, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RN.

A abertura do evento acontece a partir das 18h da terça-feira (30) com a entrega da Medalha Wandecy Veras para as advogadas Katia Nunes e Raquel Pereira Gurgel Silva de Oliveira e a palestra "O Protagonismo da Mulher Advogada", com Cristiane Damasceno, Silvia Cerqueira e a secretária-geral adjunta do CFOAB, Milena Gama. Já no dia 31, a programação começa às 8h30 com a palestra "Saúde Mental da Mulher Advogada e o Resgate da Autoestima", com as psicólogas Vanessa Furtado e Andrielly Miranda, e segue ao longo do dia com 13 palestras.

Medalha Wandecy Veras

A OAB/RN entrega, em 30 de maio às 18h30, a medalha “Wandecy Veras”, destinada a homenagear as mulheres advogadas que tenham contribuído para a valorização da profissão e exercem ou exerceram a advocacia com ética e profissionalismo. Esse ano, a honraria será concedida às advogadas potiguares Katia Nunes e Raquel Pereira Gurgel Silva de Oliveira.

Wandecy Albanês Ferreira Veras foi a primeira mulher advogada inscrita na OAB/RN. Ela nasceu na cidade de Olinda em 30 de maio de 1924 e Concluiu o curso de Direito em 22 de dezembro de 1951 na Faculdade de Direito da Universidade do Recife, atual Universidade Federal de Pernambuco. Fixou residência no Rio Grande do Norte e formalizou a inscrição na OAB/RN, de nº 112, em 08 de abril de 1953.

Wandecy foi a primeira promotora de justiça efetiva no Rio Grande do Norte, pioneira em exercer a magistratura no território potiguar e a terceira em todo o Brasil. A nível nacional, ela foi a primeira mulher a tomar assento em um Tribunal de Justiça para Julgamento e a primeira mulher a presidir o Tribunal do Júri. Também foi professora e diretora do Curso Normal Regional, atual Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho em Parelhas, onde foi vereadora.

Confira a programação:

17h30 – Credenciamento - Hall
18h – Auditório – abertura da Conferência
18h30 – Entrega da Medalha Wandecy Veras
19h às 20h30 - Palestra: O protagonismo da mulher advogada

8h30 às 9h30 - Saúde mental da mulher advogada e o resgate da autoestima
9h45 às 10h45 -Violência doméstica e familiar contra a mulher: como a advogada deve atuar desde o inquérito policial ao processo criminal
9h45 às 10h45 - Direitos reprodutivos da mulher: "Métodos contraceptivos e aborto legal, como exercê-los em caso de recusa?"
9h45 às 10h45 - Crimes Cibernéticos praticados contra as mulheres: da prevenção à repressão
11h às 12h - Desenvolvimento de carreira, autoconsciência e liderança
11h às 12h - Violência política de gênero: como enfrentar e denunciar
11h às 12h - Lawfare de gênero: o uso do direito como arma de guerra contra as mulheres.
14h às 15h - Diretrizes do protocolo do CNJ de julgamento com perspectiva de gênero: teoria e prática".
14h às 15h -  Gestão de escritório: contabilidade, uma gestão jurídica inteligente
14h às 15h - Liderança e protagonismo da mulher advogada dentro do sistema OAB
15h15 às 16h15 - A diversidade feminina e os desafio das mulheres advogadas PCDs, negras e LGBTQIA+
15h15 às 16h45 - Oratória: o básico para falar bem em público
15h15 às 16h30 - Ferramentas digitais na atividade da advocacia: apps imprescindíveis para sua advocacia.
16h45 às 17h30 - Marketing jurídico: usando as mídias sociais sem ferir o Código de Ética da OAB".