OAB/RN homenageia advogadas potiguares com medalha Wandecy Veras

01/06/2023

Na data em que é celebrado o Dia Estadual da Mulher Advogada, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) homenageou as advogadas Katia Nunes e Raquel Pereira Gurgel Silva de Oliveira.  A solenidade fez parte da programação da II Conferência Estadual da Mulher Advogada.

“Essa entrega de medalhas, que leva o nome da primeira mulher inscrita na OAB/RN, tem um simbolismo muito forte. E esse ano, foram agraciadas duas mulheres com histórias fundamentais e atuações extremamente importantes para as populações pouco assistidas e que têm violação de direitos, cada uma com uma área diferente de atuação”, disse o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros.

“São quase 40 anos de advocacia na aérea criminal, faço meu trabalho de acordo com meu sonho. Agradeço a todos pela parceria, apoio, cuidado e todos que estão presentes nessa homenagem que honrosamente recebo da OAB/RN. Me sinto feliz porque tenho amor, respeito e carinho de amigos e principalmente minha família. Como disse Michele Obama, não há limites para o que uma mulher possa realizar”, disse Katia Nunes.

“Hoje estarmos juntos nesse momento me deixa a muito feliz, sou só gratidão. Quero fazer menção a dois advogados do Seridó que me inspiraram, Emídio Germano da Silva Júnior e minha amiga Daiane Greice, que presenciou toda a minha luta e trajetória na advocacia, que partiram no ano passado e sei que de onde estiverem estarão felizes por mim”, disse Raquel Pereira Gurgel.

Homenagem

Katia Nunes é advogada militante nas áreas criminal e militar, com notório reconhecimento na área de Segurança Pública do Rio Grande do Norte. Realizou estágios na Vara do Tribunal de Júri e na antiga FEBEM. Participou durante dez anos da Pastoral Carcerária. Com uma Advocacia altiva e firme, é possuidora de um vasto currículo, que respalda sua grande relevância para a OAB/RN.

Advogada militante, Raquel Gurgel, atuante na área civil, professora, uma das idealizadoras do Grupo Corujas do Seridó (grupo de pais e mães de autistas). Já tendo exercido cargos na Direção na Subseção de Caicó. Atualmente participa como representante da Subseção Caicó OAB/RN, no conselho social de defesa das pessoas com deficiência do Município de Caicó/RN. Tem uma relevante representatividade, tanto no exercício da Advocacia, quanto no desenvolvimento de projetos sociais em prol das pessoas com deficiências.

Wandecy Veras

Concedida pela OAB/RN, a honraria é destinada a advogadas com história de contribuição à valorização da profissão. A Medalha é entregue anualmente no dia 30 de maio, em referência à data de nascimento de Wandecy Veras, primeira advogada registrada na Ordem potiguar.