OAB/RN participa do Colégio de Presidentes Seccionais do NE 

06/02/2023

O presidente da OAB/RN,  Aldo Medeiros, participou do Colégio de Presidentes Seccionais das OABs do Nordeste, evento realizado na sede da OAB-PE, em Recife. Esse foi o primeiro encontro regional de dirigentes das seccionais nordestinas do triênio 2022-2024 e contou com a presença dos todos os presidentes das nove seccionais da região para o debate de pautas cruciais para o fortalecimento da advocacia  no país. 

"As Seccionais do Nordeste possuem problemas semelhantes enfrentados pela advocacia da região. Então é sempre muito rico nos encontrarmos como fizemos em Recife, no sentido de encontrar soluções e fortalcimento da defesa de prerrogativas, de formação da advocacia e benefícios que venham a melhorar a qualidade de trabalho e de vida dos advoados e advogadas", defendeu o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros. 

Durante a solenidade, Simonetti exaltou a importância da ocasião. “Eu não poderia deixar de vir a esse encontro. Temos pautas super interessantes, são questões que ainda não confrontamos nessa gestão, questões administrativas da nossa instituição que precisam ser enfrentadas”, afirmou. “Estou aqui à disposição para contribuir naquilo que eu tiver condições de contribuir, para apoiar as decisões elaboradas por esse Colégio e levar as boas ideias e bons resultados das discussões que tivermos aqui para o Plano Nacional.” 

Definições de metas e estratégias

Os principais pontos debatidos durante o evento dizem respeito às definições de metas e estratégias para o futuro da instituição. Entre os tópicos tratados estão a transformação digital das seccionais; a troca de experiências com relação às Escolas da Advocacia, com foco na realização de cursos nas capitais e, principalmente, no interior; o estabelecimento de fornecedores comuns para as seccionais visando redução de custos por meio de compras coletivas; e as anuidades. 

O anfitrião do encontro, o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, realizou a abertura do evento e agradeceu pela presença de todos os presidentes e demais convidados. “É uma honra imensa recebê-los aqui na sede da OAB de Pernambuco, sede essa que a gente tem tentado ao máximo utilizar para a realização de eventos e assim apresentá-la à parcela da advocacia pernambucana que ainda não conhece a estrutura de que dispomos” afirmou. 

Em seu discurso, o coordenador do Colégio de Presidentes das Seccionais e presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, destacou o recente deferimento para a  adesão da OAB-CE como membro no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), uma das maiores iniciativas de sustentabilidade corporativa do mundo e que tem a finalidade de contribuir com o enfrentamento de desafios da sociedade. “No pacto estão as metas para até 2030, com o objetivo de garantir o respeito aos direitos humanos, a igualdade entre os sexos e de termos um pacto de transparência", explicou. O coordenador convidou as demais seccionais para também aderirem ao plano.

Participaram do encontro o presidente do conselho gestor do FIDA, Felipe Sarmento, a presidente da OAB-BA, Daniela Borges, o presidente da OAB-SE, Danniel Alves Costa, o presidente da OAB-AL, Vagner Paes, o presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, o presidente da OAB-MA, Kaio Vyctor Saraiva, e o presidente da OAB-PB, Harrison Targino. O evento contou também com a presença do coordenador de Comunicação do CFOAB, Thiago Diaz, do diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ESA), Ronnie Preuss Duarte, da conselheira Federal Adriana Caribé, do coordenador da região nordeste da ESA Nacional, Leonardo Moreira Santos, e do diretor-tesoureiro da OAB-PE, Carlos Barros.

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar