OAB/RN participará da cerimônia de lançamento do Centro de Referência em Direitos Humanos

21/05/2022
Será realizada hoje, dia 27, a cerimônia de lançamento do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), a partir das 19h, na Biblioteca Central Zila Mamede, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O evento contará com a presença da reitora da UFRN, professora Ângela Paiva, do representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Thiago Braga, do Procurador Geral de Justiça do Estado do RN, Manoel Onofre de Souza Neto e do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN, José Maria Rodrigues Bezerra.

A programação conta ainda com a apresentação do monólogo “Vozes de um homem só”, de Danilo Vieira, e uma mesa-redonda sobre a Garantia de Direitos Humanos numa Perspectiva Interdisciplinar. A noite será encerrada com apresentações culturais.

O Centro

O CDRH-RN é um projeto de extensão resultado de uma parceria entre a UFRN e a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), órgão federal responsável por projetos de defesa e articulação dos direitos humanos e que vem implantando centros em vários estados do País.

O centro tem como objetivo atender indivíduos em situação de quebra de direitos humanos, tanto em casos individuais quanto coletivos.

As primeiras ideias para formação do centro surgiram ainda em 2011, quando a SEDH abriu edital e a UFRN concorreu. Desde então, o centro tem atuado como um polo de assistência a esses casos no RN, com apoio psicossocial e jurídico.

Atualmente, o CDRH funciona no Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC), mas também realiza suas ações através do Gabinete Itinerante, que desloca as atividades até as regiões com problemas. Além de Natal, os principais polos de atuação são Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.

Informações: Assessoria de Comunicação da UFRN