OAB/RN quer interação permanente com instituições de ensino superior

21/05/2022

O ensino de excelência é uma preocupação constante da Ordem dos Advogados. A cada exame de ordem a OAB/RN reúne coordenadores de cursos de Direito para ouvir sugestões e críticas com o objetivo de melhorar cada vez mais o certame. Na tarde desta quarta (08), foi realizada a primeira reunião do ano com os coordenadores na sede da Seccional Potiguar. Na oportunidade, o presidente Paulo Teixeira enfatizou todo o zelo que a instituição tem na preparação do exame, bem como a importância da opinião dos cursos para aprimorar o processo. “A intenção é escutar as faculdades e corrigir problemas a cada exame de ordem”, disse. Os representantes das instituições de ensino elogiaram a atitude da Ordem de priorizar o diálogo e apresentaram como sugestão a continuação da atenção com as questões “pegadinhas”, que confundem o estudante e não medem conhecimento.

Na reunião, também foi discutida a questão do estágio, que é regulamentado pela Lei nº 11.778/2008. Segundo o advogado Venceslau Fonseca, o estágio proporciona a prática cobrada no exame de ordem. “OAB/RN quer saber a situação do estagiário, quando assina o termo e as condições que exerce as atividades. A ideia é realizar reuniões periódicas com estagiários e com instituições de ensino para se ter controle”, afirmou. Uma cartilha com obrigações e direitos do estagiário, instituição de ensino e empregador será preparada ainda no primeiro semestre.

Por fim, o presidente da Comissão de Ensino Jurídico, Raimundo Alves, ressaltou que realizará este ano o VII Encontro Estadual de Educação Jurídica, voltado para discentes e docentes.

As instituições que participaram foram FAL, Maurício de Nassau, Estácio de Sá, UERN, Facex, UnP e FACEP. Estiveram ainda na reunião, o presidente da Comissão de Exame de Ordem, Paulo Henrique Souto, além dos conselheiros Carlos Alberto, Mirocen Júnior, Kaleb Freire e Djamiro Acipreste.