Advogados públicos apresentam à OAB/RN pauta de reivindicação

21/05/2022

O vice-presidente da Seccional Potiguar, Aldo Medeiros, juntamente com o secretário geral Paulo Coutinho e o tesoureiro Marcos Guerra, recebeu visita dos advogados públicos Pedro Alexandre Menezes Barbosa e Márcio Lopes da Costa na tarde de hoje (29). Na oportunidade, foram apresentadas reivindicações da classe e pedido de apoio formal. Conforme Aldo Medeiros, a solicitação será apreciada pelo Conselho da OAB/RN na próxima reunião que acontecerá dia 06 de junho.

A União dos Advogados Públicos Federais do Brasil - UNAFE, junto com outras entidades associativas da Advocacia Pública Federal, vem realizando diversas manifestações públicas em busca de melhorias estruturais e salariais na AGU. Amanhã (30), será realizado ato público em Brasília, no plenário da OAB Federal. Em Natal, acontecerá assembleia, às 14h, que contará com a participação do presidente da OAB/RN, Paulo Eduardo Teixeira, no auditório da Procuradoria Federal do Rio Grande do Norte.

REIVINDICAÇÕES

• Criação de carreira de apoio, objetivando dar maior celeridade e eficiência nos trâmites operacionais, realizando-se os concursos públicos necessários;
  • Modernizar as instalações e funcionalidades técnicas dos sistemas de informática;
  • Prover todo quadro efetivo de Advogados da União, Procuradores Federais, Procuradores da Fazenda Nacional, Procuradores do Banco Central e Defensores Públicos Federais;
  • Implantar remuneração isonômica às demais funções essenciais à Justiça e Procuradorias e Defensorias dos Estados, evitando o elevado índice de evasão e comprometimento da atividade de defesa do Estado e de atendimento aos hipossuficientes;
  • Instituir prerrogativas isonômicas àquelas existentes para os magistrados e promotores, visando dar condições de igualdade no enfrentamento judicial.