Fórum de Saúde: visita ao Giselda Trigueiro revela o caos

21/05/2022
Emoção e muitas lágrimas para relatar o dia-a-dia do hospital referência em doenças infecto contagiosas no Rio Grande do Norte, o Giselda Trigueiro. Na tarde de ontem (31), o hospital foi visitado pelo Fórum de Saúde, composto por várias instituições e entre elas a OAB/RN. Na oportunidade, os funcionários relataram a difícil situação de trabalho em todos os setores. Depoimentos emocionados mostraram a falta de condições para tratar pacientes com AIDS e até mesmo doenças simples em crianças com a catapora. Em cada palavra um pedido de ajuda aos membros do Fórum para não deixarem a situação desumana continuar tanto para o paciente quanto para o funcionário que não aguenta mais ver pessoas inocentes morrerem à míngua.

Falta proteção adequada de EPI para os funcionários na sala de raio-x; sem analgésico na UTI; níveis de infecção acima de 50%; pedidos constantes de ajuda a laboratórios particulares para amenizar a angústia diária de não ter como diagnosticar as patologias; problemas na parte hidráulica e elétrica; sem UTI pediátrica e muitos outras questões revelam o caos.

A presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB/RN, Elisângela Fernandes, ressaltou a importância dos relatos, bem como a necessidade de se compartilhar tudo o que acontece no hospital para que se traga a mudança. Quem também participou da visita foi a promotora da saúde, Iara Pinheiro, que destacou que o combate à ineficiência se faz com transparência. Disse, ainda, que o Fórum surgiu da impotência da Promotoria mediante o descaso do Estado. “Todos estão convidados a participarem do Fórum de Saúde que se reúne toda semana. Nossa próxima visita será na Secretária de Saúde Estadual, dia 05, às 9h, para acompanhar reunião do Comitê Estadual de Mortalidade Materna”, disse.

Participaram da visita também a conselheira federal da OAB/RN Elke Cunha e os membros da Comissão de Direito à Saúde Denilson Rodrigues e Leila Moura.

O Fórum de Saúde é composto por membros do Ministério Público, OAB/RN, Conselho Regional de Medicina, Conselho de Farmácia, Conselho de Enfermagem, Tribunal de Contas do Estado – TCE, Conselho Estadual de Saúde, SINDSAÚDE, entre outros.

Hospital Giselda Trigueiro
Localizado no bairro das Quintas, foi construído em 1943. Oferece urgência e emergência com atendimento 24 horas em doenças infecciosas para adultos e crianças, profilaxia anti-rábica, antitetânica e antipeçonhenta. Presta também atendimento ambulatorial especializado em infectologia, doenças de chagas, tuberculose, hepatites, hanseníase e AIDS.