Familiares e amigos emocionam-se em homenagem ao advogado Ubirajara Holanda na OAB/RN

21/05/2022

“Vocação e amor pela Advocacia, além de trabalho em prol do coletivo eram características marcantes em Bira que via na profissão a transformação”, ressaltou o amigo Gustavo Barbosa no início da homenagem ao advogado Ubirajara Holanda Júnior, realizada hoje (03) pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Norte.
Na oportunidade, o presidente da OAB/RN, Paulo Eduardo Teixeira, destacou que Bira, como era conhecido entre os amigos, foi referência na Advocacia jovem. “É uma justa homenagem dos advogados em início de carreira, pois sabemos o quanto é difícil o dia-a-dia do profissional pelos riscos em descolamentos”, disse.

Familiares e amigos emocionaram-se ao relembrar a trajetória do jovem rapaz na família, nas amizades e na profissão. “Onde Birinha passou deixou sua marca”, disse o presidente do Alecrim Futebol Clube, Orlando Caldas. “Bira tinha um ar angelical. Era extremamente solidário e prestativo. Agradeço a homenagem em nome da torcida Alecrinense”, falou o conselheiro do Alecrim Normando Bezerra. “Em nome do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte , Bira atuou de forma muito dedicada, com profissionalismo e respeito. Bira sempre estará presente na nossa Ordem e o TJD/RN pela sua postura.”, disse o conselheiro da OAB/RN Mirocem Júnior.

O vice-presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, fez o registro de que estava viajando no dia da morte do advogado, bem como o presidente Paulo Teixeira, mas acompanharam o apoio à família e agilizaram toda a burocracia junto com a OAB/PE por meio do secretário Paulo Coutinho, que estava como presidente em exercício. E foi no discurso do pai de Bira, que a família, em nome de Paulo Coutinho, agradeceu a solidariedade da OAB.

Ao descerrar placa, no setor de Comissões, em homenagem a Bira Holanda, o presidente Paulo Teixeira disse que solidariedade é uma das palavras que define a Ordem dos Advogados, pois em momentos difíceis todos os advogados estão juntos. Por fim, a irmã de Bira, Danielle Holanda, enfatizou que ele morreu trabalhando. “Ele se foi trabalhando, fazendo o que mais gostava, buscando seu sonho de transformação por meio da Advocacia. Sei que onde estiver, estará feliz”, finalizou.

O advogado homenageado faleceu em 27 de julho de 2011, aos 25 anos, em um acidente de trânsito na cidade pernambucana de Salgueiro. Bira nasceu em Manaus/AM, formou-se na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, era integrante da Comissão do Advogado em Início de Carreira e do time de futebol da Seccional Potiguar.