II Seminário Nordestino de Direito Ambiental teve início com palestra sobre Código Florestal

21/05/2022
Teve início na manhã desta sexta-feira (04), o II Seminário Nordestino de Direito Ambiental. O evento contou com a participação do presidente da comissão de Direito Ambiental, Marcelo Maranhão; o presidente da Caixa de Assistência da OAB/RN, João Maria Trajano, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN, Raquelson Lins; o representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável, Jamir Fernandes; o representante do grupo Serhs, Antônio Carlos e o responsável técnico pelo laboratório de Química Ambiental do CTGAS-RF, Glauber Turolla. A abertura do foi feita pelo presidente da OAB/RN, Paulo Eduardo Teixeira, que ressaltou a importância de discussões de temas ambientais para a sociedade.

Depois a abertura houve a palestra magna com Andrea Vulcanis, promotora federal. Ela falou sobre o Código Florestal e as principais polêmicas que envolvem o mesmo. Segundo Andrea, “95% da sociedade brasileira vive áreas urbanas, por isso elas não se interessam tanto pela questão ambiental. Mas é preciso que as pessoas comecem a prestar mais atenção no assunto, pois os políticos que deveriam representar a sociedade no Congresso Nacional, infelizmente não cumprem esse papel”.

O evento teve continuidade com a palestra de Marcos Paulo, que falou sobre Sistema de Logística Reserva de Resíduos Sólidos: Aspectos Jurídicos. A programação segue até o sábado (05). Serão debatidos temas como sustentabilidade ambiental, com abordagens relevantes, que estão na pauta de discussão nacional, voltados para o licenciamento ambiental, política de resíduos sólidos, mudanças climáticas e energia eólica, Lei Complementar nº 140/2011, que fomentarão a discussão dos temas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

O Seminário Nordestino de Direito Ambiental tem a parceria da Cooperativa dos Consultores Multidisciplinares do Estado do Rio Grande do Norte – COOPMULT, sendo voltado para advogados, ambientalistas, juízes, promotores, gestores ambientais, arquitetos, engenheiros, geólogos, geógrafos, biólogos e estudante de Direito.

Seminário Nordestino de Direito Ambiental

Tema: Direito em prol do Meio Ambiente
Data: 04 e 05 de maio de 2012
Local: Auditório do CTGÁS