OAB destaca importância da Guarda Civil no combate à violência

08/09/2014

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Mossoró, Paulo Cesário Lucena Targino, ministrou hoje (8) pela manhã palestra durante a inaugural para o curso de formação dos guardas-alunos aprovados no último concurso público. A OAB/Mossoró firmou recentemente uma parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró para realizar um trabalho de valorização da Guarda Civil Municipal (GMC), buscando incentivar os gestores dos municípios vizinhos a adotarem a Guarda no combate à violência na região Oeste.

Em sua palestra, Paulo Cesário fez questão de destacar a importância dos guardas civis municipais no combate à violência, auxiliando no trabalho que é realizado pelas forças de segurança. Ele lembrou que as atribuições da instituição são limitadas constitucionalmente, com atuação voltada para a proteção do patrimônio público, como prédios das instituições municipais e as praças, por exemplo. No entanto, Cesário destacou que a presença da GMC nessas localidades produz efeito positivo, reduzindo a incidência dos criminosos, que tendem a buscar outras áreas.

Outro ponto positivo destacado pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/Mossoró quanto à presença dos guardas civis é no reflexo que isso provoca nas outras instituições que atuam no campo da segurança, como a Polícia Militar. A PM tem a função constitucional de atuar preventivamente, realizando o chamado patrulhamento ostensivo. A presença da GMC em uma praça, por exemplo, ajuda as forças policiais, que poderão direcionar sua atenção para outras localidades. A ideia é unir esforços de todas as instituições para combater o avanço da violência.

O prefeito Francisco José Júnior participou da aula inaugural e destacou a importância da parceria firmada entre o Município e a subseção de Mossoró da OAB. No dia 29 do mês passado, Paulo Cesário e a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Mossoró, Maria do Socorro da Silva Batista, se reuniram. Cesário levou a ideia da valorização da GMC, através de um seminário que será realizado na própria OAB, direcionado para gestores públicos municipais. A intenção é fortalecer a segurança da região do entorno Mossoró com a criação de Guardas Civis.

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar