OAB Mossoró leva atividades educativas para cerca de 300 alunos

16/09/2014

Cerca de 300 alunos e professores da Escola Estadual Maria Stella Pinheiro Costa, que fica no bairro Liberdade I, zona leste de Mossoró, participaram de um dia especial, com atividades educativas promovidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Mossoró. O trabalho reuniu integrantes de quatro comissões, que trabalharam temáticas importantes para a formação cidadã dos alunos, como direitos e deveres, a importância do voto, desenvolvimento sustentável e o uso das redes sociais. Palestras, vídeos e atividades recreativas foram alguns dos recursos usados.

As atividades foram realizadas durante a tarde de ontem (15) pelos membros das Comissões de Direitos Humanos; Meio Ambiente; Tecnologia da Informação; e de Assistência à Criança, ao Adolescente e ao Idoso. Todo o trabalho foi realizado com o apoio dos professores e da diretoria da escola Maria Stella Pinheiro Costa, que têm se engajado nas atividades realizadas através da parceria firmada com a OAB, desde julho deste ano. A escola foi invadida por bandidos armados em briga envolvendo grupos rivais e acabou vitimando três pessoas, que foram baleadas na confusão.

De acordo com Raquel Diniz, presidente da Comissão de Assistência à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da OAB/Mossoró, esse tipo de atividade que vem sendo desenvolvida em escolas públicas locais facilita o aprendizado dos estudantes. “Nós procuramos trabalhar assuntos importantes que dizem respeito aos direitos e deveres, buscando formar cidadãos conscientes sobre suas responsabilidades enquanto seres sociais”, explica Raquel Diniz, que realizou ação semelhante em junho deste ano, na Escola Estadual Monsenhor Antônio da Graça, no bairro Santo Antônio (zona norte).

As atividades desenvolvidas ontem na Escola Estadual Maria Stella Pinheiro Costa fazem parte do projeto “Direitos Humanos nas Escolas: Construindo Cidadania”, que é realizado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/Mossoró. Segundo Catarina Vitorino, presidente em exercício desta comissão, o projeto é desenvolvido em diversas escolas estaduais e municipais de Mossoró, mas a Maria Stella tem recebido atenção especial após o caso de violência que ocorreu no primeiro semestre. A OAB tem desenvolvido esse trabalho em parceria com os professores e a direção.

“Nosso intuito maior é despertar dentro de cada estudante a necessidade de buscar novos conhecimentos, estimular o gosto pela educação, compartilhando e trocando saberes. É gratificante observar os olhares atentos, a participação ativa deles, questionando... Sem medo de exporem suas opiniões”, avalia Catarina, reforçando a importância da educação em Direitos Humanos voltada para crianças e adolescentes: “é primordial para a formação de uma sociedade mais comprometida e atenta aos direitos e deveres fundamentais. É isso que a OAB tem buscado”, finaliza.

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar