OAB/RN acolherá advogados africanos em outubro

21/05/2022
As Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Mato Grosso, Maranhão, Pernambuco, Piauí e do Rio Grande do Norte acolherão o grupo de vinte advogados africanos de nações integrantes da União dos Países de Língua Portuguesa (UALP) que virá ao Brasil em outubro próximo para participar do III Programa de Capacitação e Estágio Profissional para Jovens Advogados. As Seccionais foram definidas na reunião do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, conduzida em São Paulo pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, no final de semana passado.

Para Ophir, que preside também a UALP até final deste ano, o programa de capacitação - promovido pelo Conselho Federal da OAB em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) - é fundamental ao fortalecimento da advocacia que tem em comum o idioma.

O programa consiste na realização de estágio profissional em escritórios de advocacia, além de cursos, palestras e viagem a Brasília para conhecer o funcionamento do Judiciário brasileiro, inclusive seus Tribunais Superiores. Ele busca estreitar as relações socioculturais, econômicas e de cooperação jurídica não somente entre a OAB e os advogados visitantes, mas também entre os países e suas instituições públicas ou privadas.

Os 20 advogados (representando as Ordens de Advogados de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) serão divididos em cinco grupos de quatro cada. Os cursos e palestras serão ministros principalmente pelas Escolas Superiores de Advocacias (ESAs) do sistema OAB.