OAB/RN assina contrato para reforma da sede histórica em Natal

12/05/2023

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) deu mais um passo para a reforma e restauração da sede histórica, localizada no bairro de Cidade Alta. Nesta sexta-feira (12), o presidente Aldo Medeiros assinou o contrato com a arquiteta Ilanna Paula Revorêdo, que possui experiência com projetos de restauro de prédios históricos. O conselheiro federal da OAB/PE, Bruno Baptista, assinou como testemunha do contrato.

"A antiga sede da OAB/RN é uma das 56 edificações de destaque do Centro Histórico de Natal e possui um grande legado na história do RN. Revitalizar o Centro Histórico parte também dessas restaurações pontuais, levando pessoas para dentro das edificações e vida para aquela área", explica Ilanna Revorêdo.

As próximas etapas do processo é o diagnóstico da edificação, um levantamento e mapeamento dos danos e, enfim, o projeto arquitetônico e interiores. De acordo com o presidente Aldo Medeiros, a transferência dos Juizados Especiais e de todas as Varas de Fazenda Pública para prédios nas imediações, onde funcionavam o Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional Eleitoral, viabilizou a reforma do imóvel que servia de sede da Ordem Potiguar.

"A reforma da sede histórica é uma grande conquista da advocacia potiguar e um compromisso da nossa gestão. O local vai abrigar salas de coworking, além do Memorial da Advocacia, valorizando a história de tantos personagens pioneiros e relevantes", comemora o presidente.

O prédio localizado na avenida Câmara Cascudo foi inaugurado em 1906 e abrigou, além da OAB/RN, a sede do Congresso Legislativo Estadual e o Tribunal de Justiça do Estado. A sede histórica é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1992 e faz parte do Corredor Cultural de Natal.