OAB/RN realiza capacitação em prerrogativas da advocacia para os futuros sargentos da PM

13/09/2023

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) realizou, na manhã desta quarta-feira (13), uma palestra sobre o Direito de Defesa e Prerrogativas da Advocacia para os alunos do Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar. A iniciativa inédita reforça a parceria da Ordem com o sistema de segurança do Estado.

"Esse momento sempre foi um sonho antigo nosso, de ter uma troca de experiências e discutir prerrogativas com quem faz parte do sistema de segurança pública", afirmou o presidente Aldo Medeiros na abertura do evento. Mais de 100 alunos que estão prestes a concluir o curso de sargento da PM participaram do encontro que aconteceu no auditório da OAB/RN.

Para o secretário de Segurança e Defesa Social do RN, coronel Francisco Araújo, a palestra é um marco importante na formação dos militares. "É um feito inédito na Polícia Militar. É a primeira vez que alunos de um curso de formação participam de uma qualificação dentro da sede da OAB", comemorou.

O coronel Ararico Azevedo, comandante-geral da PM, também ressaltou a importância do momento e garantiu que a palestra deverá ser dada para todos os policiais militares que estão em formação. "A parceria com a OAB aqui no Rio Grande do Norte é diferenciada, estamos do mesmo lado e com o mesmo objetivo: proteger a sociedade e garantir os seus direitos", disse.

A palestra foi ministrada pelo advogado Paulo Pinheiro, presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia. Entre os assuntos abordados estavam o direito de defesa dos presos, as principais prerrogativas da profissão e como realizar a identificação profissional dos advogados e advogadas. "A palestra é motivo de grande alegria. Esse projeto será levado para todas as forças de segurança e é importante para ressaltar a importância de preservar e proteger as prerrogativas dos advogados", concluiu.