Solenidade de remoção dos restos mortais de Augusto Severo acontece no Rio de Janeiro

06/12/2022

A solenidade para remoção dos restos mortais do aviador potiguar Augusto Severo do cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, aconteceu na manhã desta segunda-feira (5). A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), por meio do advogado Pedro George de Brito, faz parte do grupo de trabalho que atua desde maio deste ano nas ações para o translado do mausoléu do Rio de Janeiro para Macaíba, 120 anos após a morte do aviador.

O translado para o Rio Grande do Norte vai acontecer ainda em dezembro. A data será definida após a execução dos serviços de exumação, cujos registros estão sendo enviados pelo advogado Augusto Maranhão. Concluída, será realizada uma sessão solene no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, depois, uma missa solene na Igreja Matriz de Macaíba.

Além dos restos mortais, também serão transportados para o RN as peças originais do mausoléu, como efígie e adornos, para que ele possa ser recomposto. "Estamos em tratativas com o Ministério da Defesa em Brasília para tratar dos detalhes do transporte, que será feito em um avião da Presidência da República, batizado de Augusto Severo e contamos com o apoio do ministro Luís Josua, que também é macaibense e esteve a frente do COMAER", explicou Pedro George de Brito.

Natural de Macaíba, Augusto Severo foi pioneiro da aviação, deputado pelo RN, escritor, professor e inventor. Ele morreu no dia 12 de maio de 1902 em Paris, quando o dirigível que pilotava explodiu no ar e caiu sobre a Avenue Maine. Um mês depois, seu corpo foi trazido para o Brasil e enterrado no Rio de Janeiro, capital do país na época.

Além da OAB/RN, participam da comissão representantes de outras instituições, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Governo do Estado, Marinha do Brasil, Fecomércio RN, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Aeronáutica, Assembleia Legislativa do RN, Prefeitura de Macaíba, Prefeitura de Parnamirim e Academia Norte-Riograndense de Letras. A família do aviador também é representada na missão através do advogado Armando Roberto Holanda Leite.