Vice-presidente da OAB/RN debate resultados de estudo da advocacia brasileira durante encontro

28/11/2023

A vice-presidente da OAB/RN, Lidiana Dias, participou do 5º Encontro de Vice-presidentes da OAB na manhã desta terça-feira (28) durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em Belo Horizonte. Conduzida pelo vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn, a reunião tratou de estratégias frente aos resultados nacionais do 1º Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira.

“Essa pesquisa é imprescindível para que os advogados possam criar políticas de ordem efetiva, que proporcionam melhorias para o nosso exercício profissional. É muito importante esse encontro, justamente para que possamos refletir e criar ferramentas para a melhoria da advocacia em nosso país”, ressaltou Horn.

Após a apresentar os primeiros números da pesquisa, Horn explicou que o levantamento será entregue ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que órgão possa identificar gargalos e conduzir aprimoramentos, com a colaboração da Ordem.

De acordo com os dados prévios do estudo, que terá o documento final divulgado até o fim do ano, a advocacia no Brasil é jovem: 52% dos 1,37 milhão de inscritos têm menos de 10 anos de carreira. Ainda, que 53,58% atuam exclusivamente no interior ou se dividem entre essas regiões e as capitais, e que a maior parte recebe menos de cinco salários mínimos por mês, o equivalente a R$ 6,6 mil. Apenas 4,93% dos advogados ganham mais de 20 salários mínimos - piso remuneratório aproximado do Ministério Público e da magistratura.

O estudo segue recebendo respostas para a coleta regional, por meio do site https://perfiladv.oab.org.br/. Todo o processo obedece às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com o intuito de obter e fornecer fidedigna amostragem demográfica da advocacia.